Fabio Rodrigues, diretor da Systax. Foto: divulgação.

A Hipcom, empresa paulista especializada em ERPs para o segmento varejista, firmou uma parceria para adicionar ao seu sistema o banco de dados da Systax, empresa de inteligência fiscal e detentora de um acervo de mais de 1,4 milhão de regras tributárias.

Com o acordo, a Hipcom investiu na assertividade de parametrização fiscal para seus mais de 30 mil produtos ativos, com diferentes classificações e contínuas alterações de tributação.

Sediada em São Paulo, a Hipcom tem uma base de 600 clientes e cerca de 70 funcionários. 

Com a integração, a base de dados fará a atualização dos cadastros de regras tributárias no ERP da Hipcom de maneira automática. Em um primeiro momento, a aplicação faz uma conexão com a base de dados e o cadastro de produtos.

Os dados são então tratados pela Systax, tendo como resultado a geração de um conjunto com as regras tributárias que devem ser aplicadas a cada produto e em cada cenário de operação.

A partir disso o cliente tem a opção de atualizar o cadastro inteiro ou apenas os itens que deseja. Uma vez que o cadastro de produtos está totalmente atualizado, as constantes alterações são integradas as informações por meios das atualizações fornecidas pela Systax.

"Nossa intenção sempre foi desenvolver uma solução que integrasse o nosso ERP ao banco de dados da Systax, dessa forma criamos um serviço no qual os clientes possam realizar a atualização do cadastro automaticamente”, afirma o gerente comercial da Hipcom, Henrique Felix.

Segundo Felix, a parceria é benéfica no sentido que, uma vez que as empresas não precisam se preocupar com o enquadramento fiscal. Com atualizações efetuadas de maneira prática, são evitados possíveis erros, garantindo precisão e agilidade na entrega das obrigações fiscais.

"Sabendo que a gestão é um fator essencial e pequenos equívocos podem comprometer seriamente os resultados, já que as margens são estreitas e o nível de concorrência é alto, ferramentas que viabilizem uma operação com informações corretas e menores riscos trazem grande valor ao negócio", completa o diretor da Systax, Fábio Rodrigues.