Equipe de Londrina venceu a final nacional. Foto: divulgação.

Desenvolvedores da Faculdade Pequeno Príncipe, de Londrina, criou um aplicativo para gamificar o tratamento de diabéticos e foi escolhido pela Microsoft para representar o país na final da Imagine Cup 2013, na Rússia.

O projeto que irá para a final Mundial será o InsuOnline, criado por Leandro Arthur Diehl, estudante, e seu mentor Rodrigo Martins de Souza.

O InsuOnline, vencedor da categoria Cidadania Mundial, é um software criado para melhorar a habilidade e a confiança dos médicos de cuidados primários para prescrever insulina e melhorar o controle de pacientes diabéticos.

Por meio de um jogo, o profissional pratica o atendimento de pacientes com diabetes, analisando os resultados laboratoriais e análise física para prescrever insulina no tratamento da diabetes.

Segundo os criadores da aplicação, a ideia para a criação do InsuOnline tem a ver com o cenário atual da doença. Hoje, 370 milhões de pessoas estão vivendo com diabetes em todo o mundo, mas os médicos que tratam esses pacientes geralmente não são especialistas, e têm várias dificuldades e incertezas com relação ao uso de insulina.

“Esse é o primeiro ano que um time de Londrina ganha a competição e esse é um projeto que tem ações focadas na área médica. Estamos muito orgulhosos de todos os projetos”, afirma Cristian Fialho, gerente de programas acadêmicos da Microsoft Brasil.

Além do escolhido para representar o Brasil na finalízzima, o concurso teve outras premiações nas categorias Games, Cidadania Munidial e Inovação, com vencedores de universidades de Bauru, João Pessoa e Recife.

Na categoria Games, a Unesp, de Bauru, foi a vencedora com o projeto Twinkle – jogo desenvolvido para a plataforma Windows e Xbox 360, unindo aventura e quebra-cabeça ao aplicar conceitos como gravidade e aceleração gravitacional para ir navegando entre os planetas e realizar as missões propostas.

Na categoria Inovação, uma equipe formada por alunos da Universidade Federal da Paraíba e Universidade Federal de Pernambuco (João Pessoa e Recife) desenvolveu o Can Game, projeto multidisciplinar para tratamento de crianças autistas.                              

A etapa final da Imagine Cup ocorre a cada ano em um diferente país. Este ano, ela ocorrerá em São Petersburgo, na Rússia, entre 8 a 11 de Julho.