Renault está pronta para a largada do eSocial. Foto: Renault.

A Aliança Renault-Nissan contratou a Resource para se preparar para as novas regras trabalhistas previstas no eSocial. 

Com os serviços da multinacional brasileiras de serviços de TI e integração digital, a Renault-Nissan tinha o objetivo de ajustar seu sistema SAP para as novas exigências do governo brasileiro.

Desde 1º de janeiro de 2018, o eSocial tornou-se obrigatório nas empresas com faturamento superior a R$ 78 milhões ao ano.

"Com as novas normas do governo, tínhamos que nos adaptar rapidamente. Com apoio da Resource, conseguimos ajustar nossos sistemas à nova regulamentação e cumprir com o prazo indicado pelo Governo", diz Fabrício Mielke, gerente da arquitetura de sistemas da Aliança Renault-Nissan. 

O principal desafio das novas regras trabalhistas para as empresas é estruturar os processos internos, conforme a pesquisa da Fenacon. Assim, a Aliança Renault-Nissan investiu na solução SAP para automatizar os procedimentos de recursos humanos (RH).

A empresa contou com o apoio da Resource para a otimização de processos, atualização de dados sobre os funcionários e cumprimento dos prazos estipulados pelo governo para a entrega das informações dos colaboradores, como férias e salários.

"Conseguimos adequar o projeto de acordo com as necessidades do cliente. Apoiamos a Aliança Renault-Nissan em cada etapa do processo, inclusive garantindo a questão da segurança dos dados que são enviados ao programa", explica José Henrique Claro, diretor de negócios da Resource.

O eSocial é um projeto do Governo Federal para unificar todos os dados dos trabalhadores brasileiros, que inclui desde a entrada do colaborador na empresa até uma possível alteração de turno, salários ou informações sobre eventuais desligamentos.

A Resource trabalha com a Aliança Renault-Nissan desde 2016 em aplicações SAP e, em agosto de 2017, iniciou a fase de preparação das informações para o eSocial, ajustando todos os cadastros internos de funcionários para o novo modelo. 

Na sequência, foi iniciado o desenvolvimento de aplicações para encapsular os documentos no formato indicado pelo Governo e a criar rotinas automáticas para envio de informações periódicas como salários, férias e FGTS.

A dinâmica de ajuste de dados também está sendo controlada pela Resource, uma vez que as informações são validadas eletronicamente pelo governo, em um modelo de verificação semelhante ao usado pela declaração de imposto de renda.

A Resource tem 25 anos de atuação no mercado e foco no setor financeiro. A empresa possui uma equipe de 2,5 mil profissionais para atender a mais de 300 clientes ativos.

A Aliança Renault-Nissan é uma parceria entre a Renault, que tem sua sede em Paris, e a Nissan, cuja sede fica em Yokohama. Juntas, as empresas vendem 1 em cada 10 carros comercializados em todo o mundo.