Ricardo Blancas comanda a área de vendas do Business One da SAP no Brasil. Foto: Divulgação.

Ricardo Blancas, ex-diretor da Zebra Technologies no Brasil, acaba de assumir o comando da área de vendas do sistema de gestão para pequenas e médias Business One da SAP no Brasil.

A informação é de fontes de mercado e foi confirmada pela assessoria de imprensa da SAP.

Blancas assume no lugar de Priscilla Jones, que comandava o negócio B1 no Brasil desde 2014 e agora está em São Francisco, trabalhando no programa de trainees de vendas da SAP.

Blancas estava na Zebra desde 2014 e antes foi diretor da divisão de mobilidade da Motorola no Brasil e gerente sênior na divisão de POS da Ingram Micro no país.

Um executivo com background em vendas de hardware pode chamar atenção inicialmente como uma escolha para liderar a venda de um software de gestão.

Por outro lado, a experiência de Blancas é como venda de produtos de implementação simples, feita principalmente por meio de uma rede de canais, o que tem bastante em comum com o posicionamento do B1.

O ERP da SAP para pequenas e médias é pensado para ser um produto de ticket médio baixo e implementação rápida em clientes que muitas vezes não dispõem  de um departamento de TI estruturado.

No entanto, a multinacional alemã luta desde a chegada do B1 no país, há uma década, para montar o tipo de canal que permitiria o produto atingir a um mercado de massa.

A situação se reflete na relativa baixa penetração do B1 no  Brasil.

A base de empresas usuárias de B1 no país gira em torno de 6 mil, um número significativo (8% da base mundial do produto), mas pequeno frente ao tamanho potencial do mercado e aos 10 anos de presença da solução no país.

Segundo aponta uma pesquisa sobre o mercado de TI feita pela Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV), a SAP tem 10% de participação no mercado de empresas com até 170 usuários de ERP, contra a 51% da Totvs. A categoria “outros”, soma 27% do bolo total.