Em 2015, a Algar Telecom registrou faturamento de R$ 3,1 bilhões. Foto: Divulgação.

A Algar Telecom divulgou os resultados de seu balanço financeiro em 2015. No ano, a companhia registrou faturamento de R$ 3,1 bilhões. alta de 8,5% em relação a 2014. 

Em relação ao faturamento, 72% veio do negócio telecom, enquanto 28% da receita é proveniente do negócio Soluções Integradas de TIC e BPO.

O lucro líquido da Algar Telecom em 2015 ficou em R$ 153,6 milhões, aumento de 8% frente aos R$ 141,8 milhões registrados em 2014. 

A empresa alcançou um EBITDA 18% superior ao do ano anterior, chegando a R$ 641,8 milhões. A margem EBITDA consolidada evoluiu 3 p.p., saindo de 24% em 2014 para 27% em 2015. 

“Temos consciência de que repetir os bons resultados em 2016 exigirá, como sempre, nossa plena dedicação e disciplina. O atual cenário do país apresenta novos desafios, mas também novas e muitas oportunidades”, afirma o presidente da Algar Telecom, Jean Carlos Borges.

Segundo ele, a empresa seguirá com as metas estabelecidas para o negócio de telecom, que incluem a manutenção e proteção da base de clientes do segmento varejo, a expansão do segmento corporativo e a melhoria da eficiência operacional. 

No ano passado, o negócio de telecom registrou R$ 2.229,2 milhões de receita bruta, crescimento de 8,8% na comparação com 2014. Os maiores destaques do período foram o aumento de 14,2% nas receitas de serviços de dados para o mercado corporativo e de 17,7% nas receitas de voz e dados móveis.

A unidade de soluções integradas de TIC e BPO alcançou receita bruta 7,8% superior à registrada no ano anterior, atingindo R$ 862,9 milhões em 2015. A performance é explicada tanto pela conquista de novos clientes quanto pelo aumento de escopo dos contratos vigentes.

Em 2015, a Algar investiu R$ 501 milhões para propiciar o crescimento do ano, a aquisição da empresa Optitel e reforçar o posicionamento competitivo. 

Do total de investimentos, 61% foram direcionados à expansão das redes e 6% para a expansão do negócio de soluções integradas de TIC e BPO. A manutenção da operação e a garantia da qualidade dos serviços recebeu 22% dos recursos, enquanto os outros 11% foram direcionados para a aquisição da empresa Optitel.

Ao final de 2015, a Algar Telecom apresentava mais de 3,3 milhões de Unidades Geradoras de Receitas (UGR) em seu negócio telecom, um incremento de 8,3% em relação a 2014.

Na telefonia fixa, a empresa alcançou 1,448 milhão de linhas fixas, superando em 9,6% o número registrado em 2014. Esse desempenho é reflexo, principalmente, do aumento das vendas ao segmento corporativo.

O segmento de telefonia móvel teve alta de 9,5% no comparativo anual e registrou 1.260 mil clientes em 2015. O número de clientes pré-pagos aumentou 8,8%, passando de 874 mil em 2014 para 951 mil em 2015. Os pós-pagos, por sua vez, cresceram 11,6% no período e alcançaram 309 mil.

A unidade de banda larga apresentou crescimento de 7,1%, atingindo 530 mil acessos em 2015. 

Com TV por assinatura, a Algar encerrou o ano de 2015 com 107 mil usuários, um decréscimo de 12,5% se comparado a 2014. 

A Algar Telecom, empresa de telecomunicações do grupo Algar, está há mais de 60 anos no mercado. A empresa tem hoje mais de 3,6 mil colaboradores.

Com 30,7 mil km de fibra óptica, a empresa atende a 1,3 milhão de clientes nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal.