por Gruppen
PARCERIA

Gruppen e Dell Security: um jogador nem tão novo

15/03/2016 09:30

A Dell consolidou no final do ano passado o seu portfólio de segurança. Foto: Divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

Seguindo a sua estratégia global de oferecer soluções end-to-end, a Dell consolidou no final do ano passado o seu portfólio de segurança formando uma unidade especializada que passou a se chamar Dell Security.

Motivada pelas aquisições da SonicWALL e Quest Software (Identity and Access Management) há alguns anos, esta movimentação coloca a Dell em posição de destaque no mercado de segurança da informação. Esta é uma unidade que já nasce com presença em diversos segmentos, sendo que os principais clientes instituições de ensino, bancos e cooperativas de crédito, varejistas, indústrias e instituições de saúde.

Na visão do Gerente de Contas da região Sul, Evandro Costa, trata-se de um portfólio que entrega como diferencial, dentro de um melhor custo alinhado com a realidade local, benefícios importantes quando o assunto é Segurança de Redes e Gestão de Identidades e Acessos. 

"Nós oferecemos a oportunidade para que os nossos clientes consigam viabilizar os seus projetos de segurança, em tempos de orçamentos cada vez mais reduzidos, com soluções modulares e escaláveis, que reduzem a complexidade de adoção ao mesmo tempo que geram resultados rápidos de aumento da maturidade dos seus programas de segurança".

Em Segurança de Redes, o portfólio de Dell Security conta com as reconhecidas soluções Dell SonicWALL, empresa adquirida em 2012 com atuação especializada neste mercado desde 1991, e no Brasil há 12 anos com quase 100 mil equipamentos vendidos. 

Este portfólio conta ainda com soluções complementares de Anti-Spam, Aceleração WAN, Wireless Seguro e Gerenciamento de Dispositivos Móveis, sendo os Firewall de Próxima Geração (do inglês Next Generation Firewalls, NGFW), protagonista mais importante, e que figura entre os líderes pelo 4º ano consecutivo, segundo análises do NSS Labs, laboratório mundialmente reconhecido por seus testes em soluções desta natureza.

O NGFW da Dell SonicWALL é uma solução que entrega mecanismos de segurança diferenciados que visam mitigar ameaças e as principais e mais complexas estratégias de ataques.

"Trata-se de uma solução dinâmica para proteger os nossos clientes de um contexto de ameaças que é extremamente dinâmico", ressalta Evandro. 

Ele ainda complementa: "Conforme publicamos no nosso Relatório Anual de Ameaças deste ano, em 2015 identificamos um aumento de 73% de exemplares únicos de malware em comparação com 2014 e isso corresponde a 3 vezes mais do que o número de 2013. É um crescimento assustador e que exige cada vez mais das soluções de segurança disponíveis no mercado e também da atenção especial dos gestores de segurança da informação".

Por outro lado, engana-se quem acha que não é possível implementar segurança reduzindo custos. É neste contexto que a Dell Security se diferencia do mercado, uma vez que o seu portfólio de Gestão de Identidades e Acessos, Dell One Identity, permite aumentar a eficiência da operação de TI em processos e procedimentos de concessão, alteração e revogação de acessos, uma vez que esta solução automatiza procedimentos muitas vezes manuais, passíveis de vulnerabilidade e sobre tudo sem nenhuma rastreabilidade. 

O Gartner, em suas Strategic Planning Assumptions, estima que ainda em 2016, empresas sem programas de IAM estruturados gastarão até 40% a mais se comparadas com as que realizarem investimentos consistentes em IAM. 

É importante ressaltar que o Dell One Identity é extremamente modular, com soluções de Reset de Senhas, SSO para Cloud e Client/Server Applications, cofre de senhas, tokens para autenticação em dois fatores, entre outras. 

Este portfólio de soluções com a aquisição em 2012 da Quest Software, empresa focada em soluções para simplificar o gerenciamento de TI desde 1987. Atualmente o Dell One Identity gerencia mais de 130 milhões de identidades em diversos países, inclusive no Brasil e outros países da América Latina.

Diante de todo este desafio, que exige uma maior especialização e capilaridade, a Dell Security conta com uma rede de canais especialistas, que segue em expansão. Um exemplo é o parceiro Gruppen, que em menos de dois anos já alcançou a liderança nas vendas de Network Security na região Sul e agora mira o mercado de Gestão de Identidades e Acessos.

“Tratamos a questão da segurança de uma forma mais abrangente, não nos limitamos apenas nas demandas de Firewall, mas sim, em uma política voltada a processos e ferramentas de controle de contas, senhas, gerenciamento do sistema de diretório, cofre de senhas para administradores e dupla autenticação”, comenta Felipe Jacobs Diretor de Tecnologia da Gruppen. 

"Reconhecemos que não será uma tarefa fácil disseminar a estratégia e o valor do nosso portfólio para o mercado, no entanto, credenciais, know-how e disposição não faltam – além de todos investimentos da Dell para se consolidar mais do que nunca como importante player no mercado de segurança da informação", conclui Evandro.

Veja também

INTEGRADORA
Gruppen adota segurança da Dell

O processo envolverá mais de 100 usuários internos.

BANCO DE DADOS
Microsoft: SQL Server para Oracle

Com manobra, Microsoft quer diminuir a diferença em relação à base de clientes da Oracle.

CARREIRA
Salvador, ex-Dell, está no Sicredi

O profissional trabalhou na última década na Dell, onde era gerente de TI.