App quer mostrar ao consumidor o quanto de imposto sai do seu bolso. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

O Sindicato dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz), para marcar a Campanha Nacional da Justiça Fiscal, que em 2013 acontece de 18 a 22 de março, lançou um app que calcula o tributo pago pelo consumidor em cada produto comprado.

Segundo destaca o Sinprofaz, o objetivo do app Na Real é chamar a atenção dos brasileiros sobre a alta carga tributária sobre os itens de consumo, integrando a iniciativa "Quanto Custa o Brasil?".

O aplicativo, gratuito e disponível para iOS e Android conta com informações de cerca de 500 categorias de produtos, levantadas em Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT).

Para conferir o quanto é pago de imposto em cada produto, o usuário deve digitar o nome do produto e o preço, e o aplicativo calcula o custo da tributação indireta.

A informação é apresentada de duas formas: o percentual do tributo e o valor em reais que é recolhido aos cofres públicos.

Alguns exemplos são os do açúcar, que tem uma alíquota de 32,33%, iogurte, com 33,06% pagos em imposto e shampoo, cujo percentual é 44,2%.

Para Allan Tittonelli Nunes, presidente do Sinprofaz, o Na Real foi criado para reforçar a distinção entre o preço final de um produto e a carga tributária nele embutida.

"Ao utilizar a ferramenta, o cidadão percebe mais facilmente o quanto é injusto esse modelo de tributação”, destaca.

Ele destaca que somente com a mobilização da sociedade civil organizada será possível sensibilizar os parlamentares e agentes públicos da necessidade da simplificação do sistema tributário brasileiro.

“Num modelo ideal, cada um deveria contribuir na medida de suas possibilidades. Bem diferente do que temos hoje, que um trabalhador com renda de dois salários mínimos paga metade desse valor em imposto”, reforça.