A Flytour Tecnologia investiu R$ 12 milhões para migrar para a Azure. Foto: Divulgação.

A Flytour Tecnologia, empresa do grupo de turismo Flytour, investiu R$ 12 milhões para um processo de migração dos data centers físicos para a Azure, plataforma de nuvem da Microsoft.

Para realizar o processo de migração dos quatro data centers físicos, foram necessárias quatro etapas, uma para cada transferência de data center para a nuvem. 

“Além de todo esse cuidado, também conectamos fisicamente o ambiente de cloud com nossa infraestrutura física, facilitando assim a movimentação das aplicações”, diz Fernando Campos, diretor de Tecnologia da Flytour.

O Grupo Flytour decidiu realizar a migração por conta de fatores como escalabilidade, que para aumentar e reduzir a capacidade computacional da empresa sob demanda; o controle de custos, para aferir mensalmente qual empresa do grupo utiliza cada recurso; a realização de mudanças rápidas; a utilização dos recursos do ecossistema cloud; e a continuidade do negócio com o ambiente de disaster recovery, backup e segurança.

“Num processo dessa magnitude, realizamos diversos ajustes (refatoração) nas aplicações para que pudéssemos utilizar todos os recursos de escalabilidade que a migração para cloud permite. Sem isso, apenas teríamos um datacenter virtualizado. Esse processo levou 18 meses”, finaliza Campos.

O Grupo Flytour é composto por sete segmentos de atuação (consolidadora, operadora, corporativo, companhia de tecnologia, franchising, eventos e operadora de programas de fidelidade), 10 empresas e 3 mil colaboradores.

A empresa, fundada há mais de 40 anos, atende mais de 9 mil clientes e oferece soluções para cerca de 5 mil agências de viagens.