Jorge Fernando Krug Santos. Foto: divulgação.

O governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori anunciou na quarta-feira, 14, o novo corpo de diretores do Banrisul, apontando Jorge Fernando Krug Santos como o novo diretor de TI do banco estadual.

Funcionário do Banrisul desde 1981 e superintendente executivo de segurança de TI no banco desde 2007, Krug assumirá a cadeira deixada por Joel Raymundo, executivo nomeado em 2011.

Durante seu período como superintendente, Krug se estabeleceu como um profissional de competência técnica, encabeçando projetos importantes para o banco, como a implantação de cartões multiuso chipados com especificação EMV estrutura de chave pública (PKI).

Com o projeto, o banco zerou as fraudes em todos os canais onde o cartão passou a ser usado. Mais de 100 mil pontos da rede Banricompras, 3,6 mil ATMs, 454 agências e o internet banking deixaram de ter incidências de fraude desde meados de 2011, quando o cartão começou a ser usado.

Além disso, o Banrisul conquistou em 2013 o Payment Card Industry – Data Security Standards (PCI DSS), certificação considerada a Top 1 da indústria mundial de cartões de pagamento.

Com essa certificação, a Rede Banricompras - rede própria de pagamentos do Banrisul - passou a ter certificado de segurança para capturar transações das bandeiras internacionais Visa e MasterCard, além de transacionar compras feitas com os cartões VerdeCard, das lojas Quero-Quero, e de benefícios corporativos, como refeição, alimentação, abastecimento de combustível, entre outros.

Graduado em Análise de Sistemas e pós-graduado em Engenharia de Software, Krug é integrante de associações e comissões de TI nacionais e internacionais. Foi o primeiro membro da América Latina eleito a ter assento no Conselho Mundial — Board of Advisors do PCI Council (Payment Card Industry), que estabelece as normas mundiais de segurança para os meios de pagamentos e cartões.