O gerente de TI da CMPC Celulose Riograndense, Carlos Cesar Almeida. Foto: divulgação

A CMPC Celulose Riograndense, integrante do grupo chileno Compañia Manufacturera de Papeles e Cartones (CMPC) com unidade em Guaíba, na Grande Porto Alegre, contratou a Sonda IT para um projeto de reimplementação do SAP.

Iniciado em abril deste ano e com previsão de entrega no início de 2013, o trabalho segue um anúncio de investimento de R$ 5 bilhões na ampliação da planta gaúcha, dando suporte tecnológico para a expansão.

“Com a modernização da fábrica, pretendemos quase quadruplicar a produção de celulose, passando das atuais 450 mil toneladas por ano para 1,75 milhão de toneladas por ano”, explica o gerente de TI da CMPC Celulose Riograndense, Carlos Cesar Almeida.

Segundo ele, a reimplantação é voltada à integração de sistemas entre a matriz chilena e a subsidiária gaúcha, resultante da compra, em 2009, da unidade Guaíba da ex-Aracruz Celulose pela CMPC Chile.

“Ao final de 2011, notamos que o SAP vindo da ex-Aracruz necessitava de um melhor alinhamento de processos corporativos com a nossa matriz. Foi neste momento que decidimos reimplementar”, ressalta Almeida.

O executivo conta que pesou a favor da Sonda o fato de ter presença no Chile – a matriz da empresa de TI fica no país.

Almeida ressalta, ainda, que o alinhamento de estruturas e processos trazidos pela reimplantação do SAP destaca a venda de celulose, que é corporativa, ou seja, conduzida pela sede.

“No Brasil funciona a área de produção e operação de logística de entrega ao cliente. Por conta disso, os processos têm que estar alinhados”, explica o gerente de TI.

Outra demanda suprida é a segmentação do negócio.

O Grupo CMPC atua em áreas diversas, como florestal, de celulose e de papel.

“Com o novo SAP, estamos configurando todos os segmentos do grupo para que a matriz tenha uma visão da rentabilidade de cada negócio”, pontua Almeida.

Com mais de 25 fábricas e aproximadamente oito mil colaboradores, atendendo a mais de 200 clientes, a CMPC atua em 30 países.

A companhia opera em cinco áreas de negócios: CMPC Florestal, CMPC Celulose, CMPC Papéis, CMPC Tissue e CMPC Produtos de Papel.