Algumas empresas já usam tablets com dados dos passageiros. Foto: flickr.com/photos/caribb.
As companhias aéreas estão buscando mais informações sobre seus clientes com o propósito de entender melhor seus desejos, preferências e necessidades. Logo as empresas poderão saber sobre os assentos em que os passageiros gostam de viajar ou se suas malas foram extraviadas na viagem anterior, de acordo com The Wall Street Journal.
Essa nova tendência irá contribuir, também, com ações de marketing. "Os dados são a chave para quase tudo que estamos fazendo", disse ao jornal Maya Leibman, diretora de TI da American Airlines.
A companhia fornece dados para seus agentes no aeroporto e os encarregados do serviço de bordo, o que inclui a conta corporativa, as milhas e as viagens recentes com a empresa.
Porém, por medo de violar a privacidade, os comissários foram proibidos de salvar a maior parte dos dados, como o que o cliente gosta de comer no café da manhã durante os voos.
Tanto a American Airlines, quanto a British Airways, United Continental Holdings e a JetBlue Airways estão utilizando banco de dados digitais unificados para cruzar informações e usar identificadores únicos, como número no programa de fidelidade ou o e-mail.
"Nós temos um sistema que pode informar onde os cinco principais clientes estão no avião", informou ao Wall Street Dave O'Flanagan, diretor-presidente da Boxever, que analisa dados para três aéreas.