CANADÁ

Uber terá centro de engenharia em Toronto

14/09/2018 11:16

A Uber busca expandir seu trabalho em tecnologia de direção autônoma.

A Uber selecionou a cidade de Toronto para receber mais investimentos voltados a carros autônomos. Foto: Pexels.

Tamanho da fonte: -A+A

A Uber Technologies selecionou a cidade de Toronto, no Canadá, para receber mais investimentos, ganhando um centro de engenharia focado em expandir as operações de carros autônomos da empresa.

O Business Insider relata que a executiva Dara Khosrowshahi afirmou, na quinta-feira, 13/9, que a Uber investirá mais de US$ 150 milhões em cinco anos para reforçar sua capacidade de engenharia, com uma nova abertura no início de 2019, e expandir seu trabalho em inteligência artificial. 

A empresa, sediada em São Francisco, espera contratar centenas de novos funcionários, elevando o número total de funcionários em Toronto para mais de 500.

Com o investimento, a Uber deve expandir seu trabalho em tecnologia de direção autônoma, uma área em que a empresa está atrás dos concorrentes. 

A Uber abriu um centro de pesquisa de carros autônomos em Toronto no ano passado e nomeou a professora associada da Universidade de Toronto Raquel Urtasun como chefe da organização.

No entanto, o negócio de carros autônomos da Uber parou depois que um de seus SUVs autônomos matou um pedestre em Tempe, no Arizona, em março. A Uber rapidamente removeu seus carros-robô da estrada, demitiu centenas de motoristas de teste e fechou operações no Arizona, seu centro de testes autônomo.

Desde o acidente de Tempe, a Uber explorou opções como parcerias com empresas que desenvolvem carros autônomos e uma potencial venda do negócio autônomo. No entanto, o investimento em Toronto é um forte sinal de que a Uber decidiu continuar a construção de sua própria tecnologia no segmento.

A unidade autônoma é uma contribuinte significativa para as perdas da Uber, que no segundo trimestre foram de US$ 891 milhões. Para o investimento no Canadá, a empresa afirma que não vai levantar financiamento adicional.

O escritório de engenharia que deve ser inaugurado no próximo ano é o oitavo escritório da Uber fora dos Estados Unidos e será usado para a construção de infraestrutura de tecnologia para produtos da Uber como a entrega de produtos e de alimentos.

Toronto tem sido o destino de muitos investimento de gigantes do setor de tecnologia, com destaque para iniciativas de IA.

A LG, fabricante sul-coreana de eletrônicos, firmou um acordo com a Universidade de Toronto em agosto para lançar um laboratório de inteligência artificial. A LG também considerou Montreal como sua localização no Canadá, mas acabou se fixando em Toronto por causa da experiência da universidade local em deep learning.

A Samsung, concorrente da LG, também anunciou o lançamento de um laboratório de IA semelhante em Toronto. 

O Facebook inaugurou em 2017 um centro de pesquisa e desenvolvimento dedicado ao tema no Canadá, mas com sede em Montreal. A cidade é um dos hubs de pesquisa no Canadá sobre IA e tem laboratórios de empresas como Microsoft e Google focados no tema.

No ano passado, o governo canadense divulgou um investimento de CAD$ 125 milhões para fomentar o tema de IA em Toronto, Montreal e Edmonton.

Veja também

MUDANÇA
Evento aborda imigração para o Canadá

A ExpoCanada oferece um palestras com temas sobre desenvolvimento profissional e processos de imigração.

PERGUNTE-ME COMO
Quer levar sua startup para o Canadá?

O encontro vai abordar as condições oferecidas pelo Canadá aos empreendedores.

SEGURANÇA
TCS coloca dados de bancos no GitHub

Os arquivos incluíam código, relatórios sobre planos de desenvolvimento, notas fiscais, entre outros documentos.

INVESTIMENTO
IBM abre centro no Canadá

Para quem está de olho em imigração, o projeto da IBM deve gerar 2,6 mil empregos até 2020.

UNIVERSIDADE
LG terá laboratório de IA em Toronto

A LG firmou um acordo com a Universidade de Toronto para lançar o laboratório.

CIDADES
Amazon tem 20 opções para sede

O grupo inicial de cidades interessadas em sediar a companhia contava com 238 locais.