Marcelo Duarte.

Marcelo Duarte, ex-diretor regional da Complex Tech Mahindra, acaba de ser contratado como diretor comercial para SAP da Target IT

O executivo será responsável pela oferta da solução de e-commerce Hybris.  

Duarte é um executivo experiente no mercado SAP. Além da Complex, consultoria que foi adquirida pela gigante indiana Mahindra em fevereiro de 2013, Duarte também tem duas passagens pela direção da Sonda no Rio Grande do Sul.

Fora do mundo da multinacional alemã, o executivo trabalhou também com soluções de gestão na Oracle e Datasul.

“Queremos ser um parceiro estratégico da SAP para Hybris no Brasil inteiro”, projeta Duarte.

A confiança da Target, que espera atingir um faturamento de R$ 70 milhões em cinco anos (a empresa não abre valores atuais), é devida ao fato da empresa ter uma combinação de expertises diferente da maioria dos parceiros SAP atuantes nesse mercado.

A Target.IT, uma empresa especializada em soluções para a área fiscal, fechou em agosto um acordo de fusão com a Spadari, uma consultoria especializada em workflow e integradores para tecnologia SAP.

Tão importante quanto isso, a nova empresa, recebeu um aporte de capital da recém-formada Cloudpar, um fundo de investimento em empresas de tecnologia capitaneado pelos ex-UOL Diveo Eblen Kalil Neto e Ricardo Dortas.

Kalil foi um dos fundadores do Uni5, uma companhia especializada em market place, troca eletrônica de documentos e nota fiscal eletrônica pioneira no Rio Grande do Sul e adquirida pelo UOL em 2009. 

Dortas foi contratado pelo UOL em 2006 pelo UOL vindo do Mercado Livre e foi o criador dentro da empresa do PagSeguro.

A expetativa é que a experiência dos empreendedores em mercados de EDI e pagamentos eletrônicos faça a diferença no mercado Hybris, no qual a maioria dos players até agora são consultorias SAP especializadas em projetos mais ligados a à software de gestão.

A companhia esteve apresentando seu reposicionamento como uma das patrocinadoras do Seminário Executivo da Sucesu-RS em Gramado neste final de semana. Participaram do evento CIOs das maiores empresas do Rio Grande do Sul.

Um número pequeno de empresas atua nesse mercado no país até o momento, incluindo Grupo Assa, FH, Arvato, CI&T, Keyrus, sendo que essa última afirma ser a líder. A lista de clientes inclui Grupo Arezzo, DPaschoal e Racco. 

Além de Eblen e Dortas, a Target IT tem como sócios Guilherme Barbosa e Arlete Maya, que fundaram a Target.IT no começo de 2008 e os irmãos Dinarte e Gustavo Spadari, que fundaram a Spadari em 2010.

Com a contratação de Duarte, Arlete segue à frente do comercial das outras ofertas da empresa.

A Spadari era empresa pequena, com 18 consultores, mas tem reputação no mercado de excelência técnica e atende grandes organizações como Bettanin, Grupo Randon, Yara e Sthil.

A Target.IT foi fundada por dois ex-colaboradores do Uni5, e tem 35 colaboradores. A empresa tem clientes como Minuano, Cotrijal e IESA.

* Maurício Renner cobriu o Seminário Executivo da Sucesu-RS em Gramado a convite da entidade.