Para a Microsoft, o Kinect é só o começo. Foto: flickr.com/photos/kinectforwindows

Tamanho da fonte: -A+A

O futuro dos games tem tudo para "simplesmente selvagem". A informação é do site Patently Apple, que revelou que a Microsoft registrou uma patente para ums sistema de games que irá projetar um ambiente de jogo em todas as superfícies em torno do jogador.

A patente, que se apóia no conceito da "imersão total" do jogador, revela o que a Microsoft vê como o futuro dos jogos para além do lançamento do Xbox 720, console que a MS pretende lançar no segundo semestre de 2013.

"Isso realmente pode se tornar um sucesso com os gamers sérios e, com um pouco de imaginação, você rapidamente percebe o quão legal isso pode ser", disse Jack Purcher, jornalista do site.

ESPECIFICAÇÕES

A descrição da patente apresenta "um envolvente visor de ambiente é fornecido a um utilizador humano ao projetar uma imagem periférica nas superfícies ao redor do usuário. As imagens periféricas servem como uma extensão de uma imagem específica apresentada em um monitor principal".

Os componentes do sistema incluem um console de jogos, a tela principal (HDTV), “display ambiente” e sistema de câmera de profundidade.

Purcher destacou que o display, localizado no topo de uma TV com a câmera de profundidade, é um dispositivo de projeção com alto ângulo de exibição e configuração RGB, para projetar uma imagem periférica em um campo de 360º em torno do display.

As imagens periféricas nas paredes ao redor do jogador são uma extensão do jogo. Isso possibilitaria que o jogador percebesse a chegad de um inimigo antes dele aparecer na tela.

Embora a patente seja ilustrada com imagens 2D, a Microsoft observa que “será apreciado o fato de que adequadas telas 3D podem ser utilizadas sem nos afastarmos do escopo da invenção."

Para fazer o rastreamento de posição e movimentos do jogador, o “display ambiente” seria integrado a um sensor como o Kinect, da MS.

"Gestos realizados pelo gamer durante um jogo de vídeo-game podem ser reconhecidos e interpretados como controles do jogo", explicou Purcher.