Correios moderniza atendimento com totens Videosoft. Foto: divulgação.

A catarinense Videosoft venceu uma licitação de R$ 10 milhões para fornecer à Empresa Nacional de Correios e Telégrafos terminais de auto-atendimento para gestão de filas e serviços nas agências dos Correios.

Pelo contrato, a empresa distribuirá mil totens até o final de 2014, divididos em cinco lotes de 200 máquinas. O aparelho é um modelo exclusivo desenvolvido pela Videosoft, de acordo com a identidade visual dos Correios.

Para se ter uma ideia da importância do negócio, a empresa sediada em Balneário Camburiú faturou R$ 6 milhões no ano passado.

Dezesseis capitais e 261 cidades estão inclusas no projeto. Além do fornecimento das máquinas, a Videosoft será responsável pela instalação, monitoramento e treinamento da equipe do quanto às funcionalidades do totem.

Tendo como objetivo agilizar o atendimento nas agências, o cliente terá a sua disposição um terminal de autoatendimento com tecnologia touchscreen, apresentando um menu com tipos de serviços. 

Após selecionar a opção desejada, é impresso o número de atendimento. O número das senhas é exibido em uma TV de 32 polegadas, item incluso na solução de triagem. 

De acordo com a lei e garantindo os direitos do cidadão, essa tecnologia facilita o acesso de clientes idosos, gestantes ou portadores de necessidades especiais, fornecendo um guia especial para atendimento preferencial, para que possam receber a atenção necessária. 

Segundo Israel Martins, diretor executivo da Videosoft, o projeto vai tornar o atendimento mais organizado nas agências, principalmente em momentos de alto fluxo de pessoas.

"O terminal terá uma ferramenta para realizar o pré-atendimento, direcionando as pessoas para os locais corretos de atendimento. Essa é uma maneira de promover organização com otimização do tempo e de recursos humanos", explica Martins.

Os Correios atualmente possuem 6.414 agências em todo país e distribuem 36,5 milhões de correspondências diariamente.