Rafael de Lima, coordenador de TI da Cristalpet.

A Cristalpet é uma empresa fabricante de garrafas PET, e a planta principal fica em Itajaí. Possuem mais 6 Filiais para atender também o Sistema C0CA COLA-FEMSA.

Rafael de Lima, coordenador de TI que participou de todo o desenho e implementação do projeto, destaca que o caminho trilhado da CristalPet Sul para a Cloud se deu há um ano e meio atrás e a Exímio participou desde o inicio ajudando e apoiando nos projetos de migração, sustentação e monitoramento Cloud Oracle.

"Tínhamos um projeto desafiador que era em 5 meses montar as 6 Filiais e garantir a confiabilidade, integridade e disponibilidade. E isso só foi possível por conta dos recursos Cloud."

ECONOMIA E ROI

Sobre a economia em aderir ambiente Cloud, Rafael pontua inúmeras vantagens, como o gasto de servidores em cada filial,  compra de muitos servidores, obra civil, sistema de ar condicionado, licenciamento de softwares, sistemas de backup e mão de obra humana. “Todos esses custos só foi possível dispensar por conta do modelo em Cloud.”

COVID-19

Rafael relata também como foi a experiência da TI neste momento de pandemia causado pelo Covid-19:

"Como o trajeto da CristalPet Sul para Cloud já estava sendo planejada e implementada a um ano atrás não tivemos nenhum impacto com o COVID-19 e em colocar os funcionários em regime home office. Em 24 horas junto com a Exímio e com o fornecedor de infra definimos a forma de acesso através de um servidor RDS para os colaboradores. E com isso disponibilizamos todos os recursos necessários para os funcionários como e-mail, teams, protheus, senior, arquivos da empresa, sem muito impacto no dia a dia da Cristalpet."

SEGURANÇA

Um dos pontos mais importantes quando se fala em Cloud é a preocupação em garantir a integridade dos dados e informações da empresa com a mesma segurança que se tinha no ambiente on premise.

"Junto com a Exímio e nossos parceiro responsáveis pelo firewall tomamos algumas medidas de seguranças para mitigar ao máximo o risco de uma invasão o qualquer outra vulnerabilidade:

1. Todos nossos IP´S Externos tanto das operadoras quanto Cloud é bloqueado.

2. Os acessos a nossa rede é somente liberada através de VPN-CRIPTOGRAFADA.

3. Criação de Grupos no AD para acesso a VPN, somentes usuários que estão no grupo acessam a 

4. Todos os USB são bloqueados na empresa.

5. Antivirus coorporativo - Cloud

6. Os tráfegos da VPN foram liberados só IP´S especificos dentro dos servidores. Da maquina do usuário somente é permitido protocolo RDS.

Para finalizar Rafael reafirma que "em tempo de crise a Cloud Oracle só ficou mais evidente, e as vantagens que trabalhar nesta modalidade, porém na nossa empresa já está colhendo os vantagens e economia a mais de 1 ano".

A Exímio conta com um equipe de profissionais certificada pela Oracle para apoiar os clientes nesta jornada para a Cloud. Toda a equipe tem profundo conhecimento na gestão de banco de dados e mais de 50 certificações Oracle.  

Quer conhecer nosso trabalho? Fale com nossa equipe: comercial@eximioti.com.br 

(47) 3053-7082