Débora Chagas, coordenadora estadual do Programa de TI e Startups do Sebrae/RS. Foto: Divulgação.

A segunda turma do Programa Startup RS, iniciativa do Sebrae/RS que tem como objetivo estimular startups digitais a inovar no modelo de seus negócios, está com inscrições abertas. 

A proposta do programa é contribuir para o aumento da competitividade das startups por meio da melhoria dos modelos de negócio fomentando a captação de investimentos. 

Os benefícios incluem acompanhamento das startups por 5 meses através de consultoria quinzenal, mentorias com profissionais de mercado, participação em eventos e meetups.

Além disso, há capacitações nos temas chaves ao desenvolvimento de uma startup, como perfil empreendedor, design thinking, modelagem de negócios, testes de mercado, acesso a investimentos, marketing digital e pitch. 

Serão selecionadas as 20 empresas que forem aprovadas nas duas etapas de seleção, online e presencial.  

“A seleção é feita considerando quatro critérios: modelo de negócios, mercado, inovação e equipe”, conta Débora Chagas, coordenadora estadual do Programa de TI e Startups do Sebrae/RS.

A divulgação das selecionadas está prevista para o dia 2 de julho. No dia 13 do mesmo mês, as startups começam a receber a primeira consultoria, e a aula inaugural está programada para ocorrer no dia 4 de agosto. 

Após os cinco meses haverá o evento Demoday com a presença de investidores, no dia 3 de dezembro.

No final do Programa serão escolhidas as três startups destaques, a primeira colocada ganhará uma vaga em missão internacional promovida pelo Sebrae/RS em 2016 e sua participação no Salão de Inovação da Rio Info. 

As três startups destaques também terão um mês de pré-aceleração em uma das aceleradoras parceiras do programa, cortesia para a realização do Empretec e participação no Salão de Inovação da BITS.

As empresas selecionadas na primeira turma ainda estão em processo de consultorias e capacitações. Esse grupo encerra suas atividades no dia 14 de julho no evento Demoday para investidores. 

Das 20 startups participantes, nove já apresentam faturamento com suas propostas de negócio e duas já receberam investimento através de seleção realizada pela Aceleradora WOW. 

A primeira seleção do programa contou com 81 startups inscritas.

Para se inscrever na segunda turma do Startup RS é necessário se caracterizar como uma startup digital (com ou sem CNPJ) e cadastrar suas informações no site do programa até o dia 14 de junho. 

O projeto conta com apoio da WOW, Estarte.Me, Ventiur, Semente Negócios, Raiar, Tecnosinos, Fiergs, Associação Gaúcha de Startups (AGS), Nós Coworking e Fundacity.