Centauro vai vender para a torcida do Flamengo. Site: flickr.com/photos/danielvizeu

O Flamengo fechou um acordo com a Centauro para usar a plataforma de vendas da empresa no seu e-commerce.

São mais de mil itens disponíveis da página, feita em parceria com a Adidas, marca de equipamento esportivo do clube carioca.

Essa é a primeira vez que que a plataforma da Centauro é usada por outra organização. 

“A empresa desenvolveu uma plataforma própria de ecommerce que é facilmente replicável, permitindo assim a criação de sites similares, com as mesmas funcionalidades do site da Centauro, em pouquíssimo tempo”, afirma Germano Batista, diretor de marketing da Sbnet, operação de Ecommerce da Centauro. 

Provavelmente, a Centauro venceu a arquirrival Netshoes na disputa pelo contrato do Flamengo

A Netshoes já fechou acordos do tipo com São Paulo, Santos e Corinthians, do Brasil; River Plate e San Lorenzo, da Argentina; e Chivas e Cruz Azul, do México.

A Centauro não tem essa diversidade de clientes, mas levou uma das contas mais interessantes do tipo. 

Segundo uma pesquisa do pelo Ibope em parceria com o jornal Lance!, o Flamengo tem o maior número de torcedores no Brasil, com 16,2% de preferência, o que equivaleria a 32,5 milhões de rubro-negros.

Somados, os clubes brasileiros atendidos pela Netshoes tem 22,8%, mais da metade só no Corinthians.

A expectativa da Centauro para 2015 é um faturamento de R$ 550 milhões, cerca da metade do que a Netshoes fechou no ano passado, quando a receita líquida do e-commerce atingiu R$ 1,2 bilhão.

Grandes faturamentos não significam resultados, no entanto. A Netshoes só entrou no azul em 2014. 

Em nota, a Centauro parece dar uma cutucada indireta na concorrente, dizendo que sua estratégia é “continuar a focar em rentabilidade e geração de caixa, não simplesmente em crescimento acelerado”.