Sergio Povoa, diretor de Recursos Humanos do Grupo Netshoes. Foto: Divulgação.

O Grupo Netshoes implantou uma intranet social para uso dos mais de 2 mil funcionários da empresa. O desenvolvimento do projeto contou com apoio da Class Solutions, que utilizou a plataforma SharePoint, da Microsoft.

A rede conta com recursos como a rede social corporativa e o programa de gestão de desempenho, um sistema de valorização que permite reconhecer e recomendar habilidades dos colegas de trabalho. 

A rede social corporativa do Grupo Netshoes demandou uma remodelação de sua intranet. 

“Havia uma grande interação, inclusive com comentários de matérias e outros conteúdos, por exemplo, mas faltava uma interação e conexão maior entre o conteúdo e usuários espalhados em diversos locais do país”, explica Sergio Povoa, diretor de Recursos Humanos do Grupo Netshoes. 

Agora, os usuários contam com funcionalidades similares às de conhecidas redes sociais, como newsfeed, perfil e marcações. 

O Grupo Netshoes optou por permitir e buscar entender qualquer posicionamento de seus colaboradores na rede social. No período da intranet, a área de Recursos Humanos utilizou diversas opiniões para melhorar e até mesmo rever ações. 

“Não podemos colocar filtros, caso contrário inibimos e perdemos o engajamento que desejamos. Queremos que as pessoas participem, falem o que está ocorrendo e tragam percepções para que possamos ter um termômetro real do dia a dia”, revela Povoa.

A rede social incentiva a troca de opinião sobre ações e pautas da companhia. 

Já pela ferramenta de gestão de desempenho é possível reconhecer e recomendar habilidades dos colegas, em recurso semelhante ao do LinkedIn.

“As diversas áreas da companhia são interligadas e o programa de gestão de desempenho permite que cada colaborador seja protagonista do seu próprio processo de desenvolvimento e incentiva que gestores, pares e colegas façam recomendações e valorizem as potencialidades de cada um”, finaliza o diretor de RH.

O Grupo Netshoes é um dos principais grupos de e-commerce da América Latina, com faturamento de R$ 1,5 bilhão em 2014. 

Com mais de 2 mil colaboradores e uma média superior a 50 milhões de visitantes únicos por mês, a empresa opera mais de 20 e-commerces na América Latina, como as lojas oficiais da NBA, NFL, UFC e clubes como Corinthians, São Paulo, Palmeiras, River Plate, Chivas, América do México, entre outros.

A Class Solutions é parceira certificada pela Microsoft para o desenvolvimento de soluções customizadas em SharePoint e .NET. Entre os clientes já atendidos pela empresa estão Jeep, Brasil Kirin, CSN, Unimed e Marisa.