Alexandre de Freitas. Foto: divulgação.

A Internet Media Services (IMS), anunciou nesta quarta-feira que foi escolhida pela Apple para iniciar a comercialização de publicidade na plataforma iAd na América Latina, iniciando as atividades no Brasil e o México.

Um dos maiores hubs de hub de mídias digitais da região, que comercializa produtos publicitários em plataformas como Waze, Twitter, LinkedIn, Foursquare, entre outros, a empresa aposta na plataforma da Apple como um diferencial de crescimento na região para 2015.

A IMS gerenciará a expansão da plataforma iAd da Apple nos dois países em uma primeira fase, e eventualmente em toda a região, permitindo que os anunciantes possam se aproximar dos usuários latino-americanos da Apple.

Com sede em Miami e filiais no Brasil, no México, na Argentina, na Colômbia, no Chile, no Peru, no Panamá, no Equador e no Uruguai, a IMS, intensificou seus esforços de expansão latino-americana em 2014.

O hub de negócios e publicidade em meios digitais chegou a anunciar em abril de 2014 um plano de investimentos para intensificar sua presença no mercado brasileiro em 2014, com aportes de até US$ 10 milhões.

A expectativa da companhia era de triplicar o faturamento no território brasileiro em relação à 2013. Ao favorecer o Brasil, juntamente com o México, com a oferta do iAd, a empresa sinaliza novamente este interesse no país.

Segundo a companhia, o iAd permite ao anunciantes alcançar milhões de usuários diretamente em seus iPhones, iPads e iPods Touch, usando as ferramentas de targeting via milhares de aplicativos da App Network da Apple.

Conforme destaca Alexandre de Freitas, managing director da IMS na região, a empresa está formando e treinando equipes de vendas dedicadas à plataforma no Brasil e no México. São cerca de 100 profissionais na região, com expertises em produtos específicos da plataforma.

"Eles terão o papel de desenvolver e educaro mercado de anunciantes para que estes possam se conectar da melhor maneira possível com seus públicos através da plataforma iAd", destaca o executivo.

Os produtos que serão apresentados com o iAd são o iAd Workbench, ferramenta para a planejamento e gestão de campanhas, e o Ad Producer, aplicação de desenvolvimento e design de conteúdo para anúncios.

"São ferramentas simples, mas que trazem grandes resultados para quem quer se comunicar com consumidores que usam iOS, desde dados demográficos e de consumo, até publicidade com banners em aplicativos", exemplifica o diretor.

Conforme explica Freitas, a IMS terá a vantagem de ser a primeira companhia credenciada a vender produtos para a plataforma na América Latina, trilhando um caminho semelhante ao que a companhia fez com produtos como o Foursquare.

"Contribuímos para amadurecer o mercado local no uso destas plataformas para conteúdos publicitários. Na América Latina, o iAd ainda é pouco difundido, o que representa um grande potencial para a companhia. Ela tem um potencial tão grande quanto as outras plataformas nas quais trabalhamos", afirma Freitas.

Para Gastón Taratuta, CEO da IMS, a empresa está empolgada com a ideia de ajudar as marcas presentes na América Latina a  navegar pela plataforma publicitária integral da Apple.

"A enriquecedora experiência de usuário que a iAd possibilita é, para o anunciante, uma oportunidade única de atender os consumidores, através de mensagens alinhadas e segmentadas para cada país. A partir desta parceria, os anunciantes não só estarão disponíveis para acessar os mercados digitais e mobiles que crescem rapidamente no Brasil e no México, mas também se conectarem pela primeira vez, especificamente, com os consumidores Apple na região”, avalia.