O CPqD assinou seu primeiro acordo de cooperação tecnológica como unidade da Embrapii. Foto: Divulgação.
O CPqD acaba de assinar seu primeiro acordo de cooperação tecnológica como unidade credenciada da Embrapii - Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial na área de Comunicações Ópticas.
Firmado com a Padtec, o acordo faz parte da parceria mantida com a empresa visando o desenvolvimento, suporte e evolução de tecnologias inovadoras de sistemas de comunicações ópticas WDM (Wavelength Division Multiplexing) de alta capacidade.
Criada em 2013 pelo governo federal, a Embrapii é uma organização que tem o objetivo de fortalecer a capacidade de inovação do país por meio da cooperação tecnológica entre instituições de pesquisa e desenvolvimento e empresas do setor industrial, em áreas de competência específicas.
Em outubro, o CPqD foi uma das dez instituições de pesquisa credenciadas pela organização para executar projetos de inovação - no caso, na área de comunicações ópticas -, em parceria com indústrias.
“Trata-se de uma área que precisa estar em evolução constante, para atender às novas demandas decorrentes do uso intensivo de aplicações na internet, que fazem o tráfego nas redes de comunicações aumentar cada vez mais”, afirma Tania Regina Tronco, pesquisadora da Diretoria de Gestão da Inovação do CPqD.
Como Unidade Embrapii, o CPqD oferece à indústria sua experiência de 38 anos para desenvolver soluções avançadas em comunicações ópticas.
“Essas soluções envolvem tanto dispositivos e equipamentos, como moduladores ópticos de alta capacidade, multiplexadores, lasers e circuitos envolvendo múltiplos componentes, como também tecnologias para meios físicos utilizados na infraestrutura das redes ópticas e sensores a fibra”, acrescenta Tania.