Com mensagem de graça, até o mendigo envia. Foto: flickr.com/photos/kenby10.

A crescente adoção de serviços de mensagem de texto via IP está causando prejuízo para as operadoras nos EUA. Segundo a consultoria Ovum, operadoras norte-americanas somaram perdas de US$ 13,9 bilhões no setor de SMS.

Segundo o site Fierce Mobile Content, o serviço de SMS das operadoras é ameaçado por apps como Facebook Messenger, Whatsapp, Vonage Mobile e Skype, que usam as redes 3G, com custo menor para o usuário.

Um exemplo desta popularidade é o do iMessage, serviço da Apple que já registra cerca de 100 milhões de contas cadastradas, e 26 bilhões de mensagens enviadas, segundo dados da própria fabricante.

Segundo a consultoria, a queda da preferência das operadoras nos serviços de mensagens de texto não quer dizer exatamente um terreno perdido.

No entanto, a empresa afirma que as empresas de telefonia precisam se unir aos desenvolvedores dos app, integrando funções sociais ao serviço de SMS, e se adequando às preferências do mercado.

"As operadoras possuem uma posição privilegiada pois são elas que controlam a estrutura que transmitem estas mensagens", destaca a Ovum.