Escritório da VTEX. Foto: divulgação.

A VTEX é a plataforma de e-commerce que mais cresce no mundo, com um aumento de faturamento de 44,1%, quase quatro vezes a média mundial de 13,2% no segmento.

A cifra coloca a companhia brasileira à frente de concorrentes como Commercetools (37,7%), Shopify (35,6%), BigCommerce (28,4%) e Salesforce (24,2%).

Os dados são do relatório IDC Worldwide Digital Commerce 2019 Market Share, que reúne cerca de 30 dos maiores players do mercado em termos de vendas e crescimento.  

“A posição da VTEX no topo do ranking de um estudo global tão importante é um atestado claro de que o resultado do nosso trabalho, que tem sido desenvolvido há anos, começa a dar frutos bastante significativos”, afirma Rafael Forte, country manager da VTEX no Brasil.

O topo do ranking das que mais crescem tem três empresas focadas em plataforma de e-commerce (Commercetools, Shopify, BigCommerce) e a gigante de software de gestão de relacionamento com o cliente SalesForce.

Entre os players especialistas, que podem ser comparados com a VTEX, a canadense Shopify é de longe a maior, com um faturamento de US$ 1,5 bilhão em 2019.

A alemã Commercetools e a americana BigCommerce tem mais ou menos o mesmo tamanho da VTEX, que projetava encerrar o ano passado com uma receita de R$ 250 milhões.

No ano passado, a empresa brasileira levantou um aporte de R$ 580 milhõesliderado pelo fundo japonês Softbank, pela Gávea Investimentos, do ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga, e pela gestora Constellation Asset Management.

Hoje, a VTEX conta com 2,5 mil clientes em 28 países. A lista inclui nomes como Boticário, Whirlpool, Electrolux, Sony, Walmart, L´Oréal, Coca-Cola, Nestlé e Motorola.