UPF com novo data center. Foto: divulgação.

A Universidade de Passo Fundo (UPF), instituição localizada na região norte do Rio Grande do Sul, está finalizando a implementação de seu novo data center com equipamentos IBM.

A nova estrutura, localizada na área física do parque tecnológico da universidade - o UPF Parque - conta com uma nova sala, composta por 14 servidores x3650, 1 servidores x3850 e 4 unidades Total Storage 3524.

Os equipamentos foram fornecidos pela Prefeitura Municipal de Passo Fundo como uma das contrapartidas pela cessão de área da universidade para o UPF Parque, e serão usados também para sustentar o ambiente de TI do parque tecnológico.

"Nosso investimento acabou ficando somente na infraestrutura para estes novos equipamentos, algo em torno de R$ 55 mil", afirmou Marcos Prestes, supervisor de infraestrutura de TI e Telefonia da UPF.

Para a infraestrutura do novo data center, a UPF contou com o apoio da consultorias Faritel, que atendeu a parte de cabeamento, e Lettel, parceira IBM responsável pela montagem e power on dos equipamentos.

Concluída a parte da montagem, o novo centro receberá os ambientes de e-mail e client server da universidade. De acordo com o supervisor, o ambiente antigo ainda manterá a parte de aplicações e banco de dados. Esta parte ficará a cargo da Power Solutions, de Santa Catarina.

"Para o próximo ano, a meta é montar um terceiro ambiente para receber a parte de backup e segurança para estes ambientes", completou Prestes.

Segundo o gestor, a mudança acompanhou uma reorganização administrativa iniciada pela universidade no ano passado. Inicialmente o plano era fazer um retrofit do ambiente já existente na universidade, plano suspenso pelo preço proibitivo.

"O valor deste retrofit do data center ficou em R$ 1,7 milhão, recurso que a universidade não tinha no momento. Então em parceria com a prefeitura, conseguimos fazer este ambiente para atender parque e universidade", destacou o supervisor.

Além do campus principal em Passo Fundo, onde tem o parque tecnológico em anexo, a UPF possui cinco outros campi no estado, atendendo a cerca de 20 mil alunos.