Blackberry com nova liderança de vendas. Foto: divulgação.

A BlackBerry nomeou nesta segunda-feira, 13, Carl Wiese, ex-Cisco, como seu novo chefe global de vendas, com o plano de reagir nas vendas de seus produtos.

Segundo destaca a Reuters, o novo executivo chega em um momento crítico para a companhia, que acumula resultados ruins em suas finanças e precisa alanvancar o crescimento de sua receita para que seus esforços de recuperação sejam bem sucedidos.

Wiese, que passou os últimos 12 anos na Cisco Systems inicialmente chefiando o setor de vendas de tecnologia avançada e posteriormente colaborando com o esforço de vendas, substitui John Sims como chefe global de vendas da BlackBerry.

A companhia canadense não deu nenhum motivo para a partida de Sims, que estava na empresa há 18 meses.

Entretanto, os números falam: no primeiro quarto de 2015, a companhia vendeu apenas 1,1 milhão de aparelhos, uma queda acentuada em relação aos já baixos 1,6 milhão vendidos no mesmo período em 2014.

A BlackBerry disse que Wiese será responsável por liderar a "estratégia de ir ao mercado e avançar com os esforços de vendas globais da empresa para impulsionar o crescimento".

A empresa não deu maiores detalhes de como Wiese direcionará a estratégia de vendas da Blackberry, que nos últimos anos despencou no segmento de smartphones em relação aos aparelhos da Apple e os que rodam Android - a empresa hoje ocupa menos de 0,5% do market share, ficando atrás até do Windows Phone.

Uma das apostas recentes da marca canadense é a de levar aplicações de segurança móvel corporativa para diversas plataformas. No último ano, a companhia adquiriu a WatchDox, de proteção e compartilhamento seguro de documentos, e a SecuSmart, empresa alemã especializada em aplicações de criptografia anti-espionagem para dispositivos móveis.