O Iti, do Itau, dispensará o uso de máquina e cartão físico. Foto: Divulgação.

O Itaú Unibanco acaba de anunciar o Iti, uma plataforma de pagamentos que funciona com tecnologia de QR Code.

Na ferramenta, os pagamentos poderão ser realizados em estabelecimentos comerciais ou entre usuários de maneira instantânea, 24 horas por dia, por meio de QR Codes. A plataforma dispensa o uso de máquina e cartão físico.

Com o sistema, lojistas, autônomos e empreendedores recebem o pagamento de suas vendas na mesma hora.

“Estamos transformando o nosso modelo de negócio. Ter o Iti será a maneira mais fácil e barata para um indivíduo, seja ele bancarizado ou não, receber e transferir seus recursos. Queremos ser protagonistas nessa construção de uma sociedade mais tecnológica, empreendedora e inclusiva”, afirma Márcio Schettini, diretor geral de varejo do Itaú Unibanco.

A plataforma digital é desvinculada do atendimento em agências, o que permite uma redução das taxas cobradas pelas transações dos lojistas. Outro diferencial da plataforma é que ela será aberta. 

“Nossos clientes terão absoluta liberdade para entrar, sair e escolher com quais instituições querem se relacionar. Em nosso aplicativo, pagadores podem cadastrar cartões de crédito de qualquer instituição financeira ou creditar valores para qualquer conta bancária. Não é preciso ter cartão ou conta corrente Itaú para usar o Iti. Ele está aberto para todos os brasileiros”, explica Livia Chanes, diretora e uma das idealizadoras do iti.

O Iti foi concebido para ser uma plataforma digital de serviços financeiros ancorada numa conta digital. Em breve, ela será expandida para oferece produtos e soluções de crédito, investimentos, seguros, cartão de crédito e outras opções.

A ferramenta estará disponível para smartphones iOS e Android  no terceiro trimestre de 2019.