O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) renovou sua estrutura de telefonia. Foto: Divulgação.
O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) renovou sua estrutura de telefonia em um projeto conduzido pela InfraTI, integradora com sede em Porto Alegre.
A ação substituiu a plataforma antiga, baseada em PABX com mais de 20 anos de uso, por um sistema de Comunicações Unificadas baseado em IP.
O projeto englobou a aquisição da plataforma de Comunicações Unificadas Cisco Call Manager e do Cisco Contact Center Express, para help desk, além dos sistemas de vídeo Codec SX10 e SX20, que foram integrados ao Call Manager.
Os equipamentos foram instalados na matriz do TCE-RS, em Porto Alegre, e também em nove regionais da organização espalhadas pelo Rio Grande do Sul. A plataforma Cisco inclui cerca de 600 ramais de telefone, com capacidade de expansão para até 2,5 mil ramais.
“Sabemos que a solução poderá se adaptar a novas realidades que possam se apresentar no futuro. Considerando-se que a solução atual está bem dimensionada, não existe necessidade de o Tribunal expandi-la no curto e no médio prazo”, salienta Ricardo Menna Barreto, coordenador do Serviço de Redes e Logística de Informática do TCE-RS.
Sem o novo sistema, a comunicação entre as regionais e a matriz exigiam a realização de interurbanos, elevando os gastos com telefonia.
Além dos ramais, houve aquisição de ferramentas de mensageria interna, 12 salas de videoconferência, 4 aparelhos IP com vídeo integrado que permitem entrar em uma videoconferência por meio de ramal interno, além do sistema de help desk.