Vivo adota solução da TOA. Foto: divulgação.

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A Telefônica Vivo implementou a solução da multinacional TOA Technologies para otimizar a gestão de serviço de campo, em sintonia com uma iniciativa de criar um padrão para as operações da Telefónica em todo o mundo.

A implantação, feita no formato software como serviço (SaaS), foi concluída em seis meses, segundo a operadora um recorde para uma implementação global de tecnologia corporativa de gestão de serviço de campo.

Atualmente, esta ferramenta atende 670 técnicos de campo nas divisões de serviços Data e Enterprise da Vivo. A solução é integrada aos sistemas de back-end fundamentais da operadora, com visibilidade completa de sua força de trabalho móvel – funcionários e colaboradores – e cria um processo de indicação de cliente de ponta a ponta.

Além do Brasil, a ferramenta de gestão de serviço de campo foi recentemente lançada na Telefónica Chile. Os demais países em que a Telefónica opera na América Latina estão se preparando para adotar o novo modelo operacional em breve.

“Este é um projeto pioneiro na área de Sistemas de Suporte Operacional (OSS) e o foco tem sido a rápida implementação e alcance de metas de eficiência", disse Enrique Blanco, CTO Global da Telefónica.

Além disso, segundo destaca o executivo, a utilização de SaaS na implementação de OSS permite maior flexibilidade e implementações mais rápidas.

"A entrega SaaS nos permitiu gerenciar a implementação em cada país com um planejamento e conjunto de processos comuns", diz Juan Manuel Caro, diretor global de operação e OSS da Telefónica.

A TOA Technologies é uma das maiores fornecedoras globais de aplicativos de gestão de força de trabalho móvel e de serviço de campo.

Considerada uma Líder em Gestão de Serviço de Campo em 2013 pela Gartner Magic Quadrant, a TOA Technologies tem sua sede nos Estados Unidos, com escritórios na Europa, América Latina e Austrália/Nova Zelândia.

Conforme ultimos dados divulgados pela TOA, a empresa faturou em 2012, US$ 41 milhões.