O Lumia 640 virá com o app do Hotel Urbano instalado. Foto: Divulgação.

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O Hotel Urbano, agência online de viagens, fechou uma parceria  com a Microsoft para ter seu app pré-instalado em três smartphones recém-lançados pela empresa: Lumia 532 DTV,  Lumia 640 e Lumia 640 XL.

Com isso, os consumidores que comprarem o  aparelho Lumia 532  Dual SIM  DTV terão 20% de desconto para sua primeira compra no aplicativo Hotel Urbano. Já os que adquirirem o Lumia 640 ou o Lumia 640 XL  terão 10% de desconto para sua primeira compra no aplicativo e 15% para a segunda.

“A  parceria visa incentivar o uso de nosso aplicativo, estimulando as pessoas a terem mais experiências de compra via mobile”, afirma Priscilla Erthal, diretora de marketing do Hotel Urbano.

Disponível gratuitamente para os sistemas Android, iOS e Windows Phone, o aplicativo do Hotel Urbano permite que o viajante tenha acesso aos mais de 5 mil ofertas de pacotes que a agência online de viagens oferece diariamente, bem como encontrar mais de 180 mil opções de hospedagem em todo o mundo. 

A ação pode ser considerada um risco, pois alguns movimentos recentes para “empurrar” conteúdo para os consumidores de smartphones geraram polêmica.

Em março, uma atualização do iOS (8.2) veio acompanhada de um novo aplicativo da Apple que o usuário não pode apagar. O app do Apple Watch oferece vídeos promocionais da primeira geração de smartwatches da marca assim como um link para o site da empresa, em que há mais informações sobre o wearable. 

A novidade lembrou, também, o caso do U2 no ano passado, quando a Apple disponibilizou gratuitamente um álbum completo da banda para mais de 500 milhões de clientes durante o lançamento do iPhone 6. 

A polêmica aconteceu porque as músicas foram adicionadas nas contas dos usuários sem autorização. Para não ter os arquivos em seus dispositivos, era preciso apagar as músicas do iPhone, iPod ou iPad e ocultar o álbum da biblioteca do iTunes. Depois, a Apple ofereceu uma ferramenta para remover o álbum do U2 de forma definitiva. 

Mesmo com as polêmicas, a inserção de apps “forçados” não é exclusividade da Apple. O movimento atinge todos os níveis de marcas, inclusive a brasileira Positivo, focada especialmente em smartphones de entrada.

Há um ano, a Positivo lançou o App Grátis Positivo, um aplicativo instalado em seus tablets e celulares através do qual marcas podem sugerir downloads para os usuários. A cada novo conteúdo ofertado por anunciantes, os donos dos celulares recebem um aviso com descrição, serviço e benefícios do aplicativo.