Baguete
InícioNotícias> Sabesp: Innowera com NalbaTech

Tamanho da fonte:-A+A

SAP

Sabesp: Innowera com NalbaTech

Júlia Merker
// terça, 13/03/2018 15:51

A Sabesp, uma das maiores empresas de saneamento básico do mundo, contratou a NalbaTech com o objetivo de promover melhorias na gestão de dados no ERP SAP. Para o projeto, foi implantada a plataforma Innowera, projetada para mapeamento, atualização e integração de dados de diversas fontes.

A Sabesp atende a 367 municípios do Estado de São Paulo. Foto: Divulgação.

O objetivo da Sabesp era contar com uma solução abrangente para realizar melhorias e novas funcionalidades na gestão de dados no ERP sem a necessidade de grandes investimentos em desenvolvimento e customizações no sistema da SAP. 

A preparação para o eSocial foi a primeira etapa do projeto e envolveu o saneamento de dados de mais de 17 mil funcionários da empresa. 

Em janeiro de 2018 foi iniciada a segunda etapa, que envolve a imobilização.

A partir da capacidade da ferramenta Innowera em sanear e gerenciar dados com sistemas de gestão e a proximidade da data de entrada em vigor do eSocial, a Sabesp optou por iniciar pelo tratamento e preparação das informações previdenciárias e trabalhistas dos funcionários. 

“Colocamos a plataforma em uso muito rapidamente e constatamos que 41% dos funcionários apresentaram alguma inconsistência cadastral, o que poderia ter grande impacto sobre o material a ser enviado ao eSocial, podendo gerar atrasos e multas consideráveis”, conta Carvalheiro.

A ferramenta Innowera ainda permitiu a construção de macros no MS-Excel para facilitar a correção e adequação dos dados dos empregados para recarga no SAP.

“Atividades que levariam vários meses foram executadas em poucos dias. Com isso, tivemos uma significativa redução de custos e de tempo”, aponta Carvalheiro. 

O saneamento e comparação de dados, com apontamento de erros para correção conforme as regras e layout do e-Social (que possui cerca de 200 campos para cada funcionário), assim como para quaisquer outras obrigações legais e de negócios, estão entre os maiores benefícios, segundo ele. 

A Sabesp atende a 367 municípios do Estado de São Paulo, beneficiando mais de 27,7 milhões de pessoas com abastecimento de água e 21,4 milhões de pessoas com coleta de esgotos.

No início deste mês, a companhia anunciou outro projeto desenvolvido com apoio da NalbaTech. 

A Sabesb contratou os serviços gerenciados da companhia para detectar vulnerabilidades e falhas de segurança em aplicações de software durante o desenvolvimento próprio ou de aplicações de terceiros. A iniciativa tem foco na utilização da plataforma BugScout.

Júlia Merker