Directory Tiles é o nome do novo programa no navegador. Foto: flickr.com/photos/digitalprimate

A Fundação Mozilla divulgou que as próximas versões do Firefox contarão com anúncios patrocinados, exibidos sempre que aberto uma nova aba do navegador.

Normalmente, uma nova página no navegador inclui uma seleção de sites mais visitados do usuário é representada por pequenos quadros individuais. Mas quando um novo usuário do Firefox ou um usuário mais antigo com uma nova instalação, abre o browser, a nova guia inclui nove quadros em branco.

Na nova versão, o Firefox apresentará sites populares, alguns links para a fundação e conteúdos patrocinados, segundo o IDG Now. A proposta é que os quadros com anúncios sejam identificados como "patrocinado".

O novo programa, chamado "Directory Tiles" é "projetado para implementar a experiência de primeira-vez-com-o-Firefox", disse Darren Herman, vice-presidente de serviços da Mozilla.

O anúncio surpreende pois a fundação Mozilla é uma das principais vozes contra as práticas de publicidade online - mais notavelmente na parte de "rastreamento do usuário", demonstrando uma mudança de pensamento da companhia.

A expansão dará uma nova fonte de receita para a empresa, já que a Mozilla conta até então, apenas com um único financiamento, em que todas as buscas no browser têm como padrão se realizar no Google.