Fachada Unidade Educacional Pinheiros. Foto: Divulgação.

A Fundação Instituto de Administração (FIA) implantou a solução em nuvem Windows Azure em seus cursos e-learning. A instituição necessitava de uma plataforma que atendesse às demandas de flexibilidade de acessos que variam de acordo com a quantidade de alunos de cada curso. 

A plataforma da Microsoft permitiu uma rápida migração para nuvem feita pela empresa Programmer’s Software & IT Services, atuante há 20 anos na área da educação, portais corporativos, BI, user experience e cloud. 

Para as aulas, a FIA usa a plataforma Moodle, solução open source que reduziu os custos com investimentos em estrutura, segurança e armazenamento.

Com o processo, a FIA deseja ter mais agilidade na disponibilização do ambiente para novos cursos e turmas, melhorar a gestão de recursos computacionais e financeiros, além de ter uma infraestrutura segura e flexível. 

A Programmer’s desenvolveu a solução como uma plataforma da nuvem (PaaS), com serviços de gestão do ambiente computacional, setup de ambiente, escalabilidade automática, migração de dados, backup e suporte. 

“O ensino à distância (EaD) evoluiu muito nos últimos anos, sobretudo com o uso cada vez mais frequente de conteúdo multimídia, comunicação em tempo real e com o crescimento do mercado de dispositivos móveis, o que torna necessário investir cada vez mais em recursos computacionais”, explicou Eduardo Savarese Neto, gerente da área de TI da FIA.

A instituição é especializada na educação executiva e oferece desde 2003 cursos de EaD. São quatro as unidades físicas de São Paulo, que já formaram 8 mil alunos no MBA desde 1993.

Atualmente, são oferecidos cursos de extensão, MBAs, cursos de pós-graduação, programa de pós-MBA, além da graduação em Administração.

Com sede na cidade de São Paulo a Programmer’s possui fábricas de software em Campinas e Matão-SP, além de presença no Rio de Janeiro e subsidiária na Philadelphia, Estados Unidos.