Microsoft terá R Server gratuito para programadores. Foto: divulgação/Microsoft.

A Microsoft disponibilizará gratuitamente a desenvolvedores e estudantes o R Server For Developers, uma camada de testes para suas ferramentas para programação em linguagem R.

A edição grátis do sistema possui todos os recursos da versão disponibilizada no mercado, mas com a particularidade de poder apenas ser usado para fins de desenvolvimento e testes.

Segundo destacou a empresa eu seu blog de Machine Learning, o vice-presidente corporativo da empresa, Joseph Sirosh, destacou que a iniciativa tem o objetivo de permitir testes da popular tecnologia focada em aplicações para análise de dados antes que os sistemas sejam colocados em ambiente de produção.

O plano da companhia com o novo produto é de aumentar sua presença nos segmentos de big data, inteligência artificial e análise preditiva, construindo um ecossistema de soluções de terceiros integradas ao seu portfólio.

De acordo com a Computerworld, o anúncio foi feito em paralelo a um reposicionamento do Revolution R Enterprise para Microsoft R Server, fruto da recente aquisição da Revolution Analytics pela Microsoft.

A solução vem com o compromisso de suporte e a promessa de melhorias em temas como a habilidade no processamento de dados em pacotes ou em paralelo, exigência comum em companhias que usam a linguagem para aplicações de missão crítica.

Professores e estudantes que integram o programa DreamSpark também poderão fazer o download e usar a ferramenta gratuitamente.

A Microsoft também anunciou a disponibilidade do R Server no Azure. Assim, programadores poderão, no futuro, rodar o sistema na infraestrutura cloud da empresa, reduzindo a necessidade de configurações.