No e-commerce da Citroën, o cliente pode escolher o veículo e a forma de pagamento. Foto: Divulgação.

A fabricante de automóveis Citroën agora conta com um loja online para oferecer os modelos C3 Attraction (manual e automático), C3 Urban Trail e SUV C4 Cactus Feel Business. O portal foi desenvolvido com soluções da SAP pela Discovery, parceira da multinacional alemã.

A Loja Online Citroën foi criada na plataforma SAP C/4 HANA Commerce Cloud, que inclui todos os processos comerciais de ponta a ponta. 

No e-commerce, o cliente pode escolher o produto e a forma de pagamento. Caso a compra seja à vista, a jornada pode ser concluída pelo site. A loja virtual também disponibiliza a opção de simulação de financiamento online do Banco PSA, no qual o consumidor pode ajustar o valor da entrada e das parcelas.  

“Além de colocar o consumidor no centro das ações, trazemos no DNA a inovação e o vanguardismo. Por isso, junto com a rede de concessionárias, entendemos que a comercialização via Loja Online é mais um passo para isso e estamos muito otimistas com essa nova etapa da Citroën”, afirma Frida Lickel, diretora de desenvolvimento de negócios da Citroën no Brasil.

A plataforma também oferece a possibilidade de inclusão de um veículo usado na transação, a partir de uma ferramenta que realiza a pré-avaliação do veículo do consumidor. 

Para ter acesso à cotação, basta preencher a placa do carro que deseja envolver na negociação e a quilometragem.

“Para a SAP, desenvolver a plataforma de e-commerce da Citroën baseada na nuvem é uma oportunidade para mostrar como muitos dos processos podem ser digitalizados e como contribuem para estreitar o relacionamento com a base de consumidores. Muito além de uma plataforma de vendas digitais, a solução agrega toda a expertise da SAP na área de Customer Experience, que permite aos nossos clientes criar soluções de forma rápida e customizada às suas necessidades”, explica Renato Ajauskas, vice-presidente de Customer Experience da SAP Brasil.

A implementação do projeto foi realizada pelo time da Discover em oito meses.

“No projeto da loja online da Citroën, o time da Discover focou na usabilidade dos dispositivos móveis, uma vez que foi identificado que 80% dos acessos ao site da empresa partiam de celulares e tablets. O tempo de entrega foi um fator desafiador mas, com apoio da Citroën, conseguimos priorizar uma solução de e-commerce para oferecer uma experiência totalmente voltada às necessidades do público”, explica Sérgio Dázio, fundador da Discover.

Em 2018, a Citroën vendeu 1,05 milhão de veículos em mais de 80 países.

O projeto não foi o primeiro da SAP Brasil com venda de veículos online. Em 2018,  Renault utilizou a plataforma Hybris E-commerce Solution, da SAP, para lançar o K-Commerce, plataforma de comercialização do modelo Kwid que agrega todas as etapas da aquisição de um automóvel, incluindo financiamento, pré-avaliação do usado e pagamento por boleto.