JOINVILLE

Macnica gere espaço de smart cities no Ágora Tech Park

12/11/2019 10:37

A empresa é uma distribuidora de semicondutores do Japão.

A Macnica será a gestora do Perini Citylab, laboratório focado em cidades inteligentes. Foto: Divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Macnica, distribuidora de semicondutores do Japão, acaba de inaugurar um espaço no Ágora Tech Park, parque tecnológico do Perini Business Park, em Joinville. A empresa será a gestora do Perini Citylab, laboratório focado em cidades inteligentes.

A empresa irá operar como distribuidora de semicondutores e gestora do espaço de design e desenvolvimento de soluções para transformação digital de produtos e processos por meio de internet das coisas (IoT)

A inauguração em Santa Catarina tem relação com a aquisição, em 2012, da catarinense DHW pela Macnica. A empresa, com sede em Florianópolis, foi fundada por Fábio Petrassem de Sousa, que assumiu o cargo de presidente da Macnica DHW.

“A Macnica tem inserção e conhecimento junto aos maiores players de tecnologia, trazendo expertise internacional para o Perini Citylab”, afirma Marcelo Hack, presidente do Grupo Perini.

O Ágora Hub conta agora com o escritório da Macnica DHW em Joinville, o centro operacional do Perini Citylab e o observatório de Smart Cities.

“Estas instalações totalmente privadas oferecidas pelo Perini diferem dos ecossistemas de inovação no Japão, onde normalmente é o governo que disponibiliza estes recursos. É um ambiente de dimensões que impressionam e que fornece uma combinação excepcional de infraestrutura, serviços e onde pessoas da indústria, da universidade, de startups podem conversar, trocar experiências e testar novas tecnologias”, diz Kiyoshi Nakashima, presidente do conselho do grupo Macnica.

Para ele, a experiência da companhia em desenvolver tecnologias, especialmente autônomas, vai fornecer às empresas que queiram testar soluções inovadoras para smart cities o suporte necessário para acelerar o processo de go-to-market. 

“Nosso objetivo é ser uma empresa de serviços e soluções que conecte pessoas, tecnologia e experiência na solução dos desafios do crescimento sustentável. Tecnologias convenientes, como negócios baseados em dados e IA, permitem a criação de serviços que oferecem UX (User Experiences) anteriormente inimagináveis, enriquecendo a sociedade, um cenário a caminho de se tornar realidade”, afirma o presidente do conselho do grupo japonês.

O Perini Citylab busca atuar como uma one-stop-shop de cidades inteligentes. O laboratório permite que empresas, startups e pesquisadores usem a infraestrutura do Perini Business Park como campo de testes para tecnologias voltadas às Smart Cities. 

São 2,8 milhões de m² de área, 15km de ruas internas pavimentadas, circulação diária de mais de 10 mil pessoas e 3 mil veículos, além de um sistema próprio de iluminação pública, segurança, ambulatório e mais duas operações de atendimento suplementar de saúde.

“Com esta iniciativa, o Perini oferece suas instalações para estabelecer parcerias com empreendedores interessados em validar ativações voltadas para cidades inteligentes com agilidade, custos competitivos, mais eficiência e conexão com o ecossistema formado por empresas, entidades governamentais, institutos de pesquisa e de inovação e universidade”, afirma Fabricio P. Sousa, responsável pela operação do Perini Citylab powered by Macnica.

Inicialmente, o foco está direcionado para nove verticais: aeroespacial, agronegócio, big data, energia, gestão pública, logística, mobilidade, saúde e segurança.

“As empresas com sinergia nestes segmentos podem atuar como patrocinadores, parceiros ou explorar o ambiente do parque com suas soluções”, explica Jean Vogel, diretor executivo do Ágora Tech Park.

As primeiras parcerias do Perini Citylab envolveram a própria Macnica DHW, além de Prefeitura de Joinville, ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia), Icities, ABII (Associação Brasileira de Internet Industrial), Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, Go Moov e Waze. 

O Perini Citylab também já firmou um memorando de entendimento com o Ministério do Comércio do Reino Unido, que permite a cooperação e troca de experiências entre o ecossistema de Santa Catarina e instituições de pesquisa e empresas britânicas, além da realização de missões bilaterais de negócios.

Veja também

ESTRATÉGIA
T-Systems troca Porto Alegre por Curitiba

Novo executivo atenderá a região Sul a partir da capital paranaense.

TRANSFORMAÇÃO
Morre a indústria automobilística, nasce a mobilidade como indústria

Sai de cena a fabricação de carros, entra no lugar a criação de plataformas de mobilidade.

STARTUP
AllMobility testa patinetes e scooters em Joinville

A expectativa é que o sistema esteja disponível em julho.

SANTA CATARINA
Termica Solutions irá para o Ágora Tech Park

A nova sede da empresa no parque tecnológico será um misto de escritório, laboratório e showroom.

SANTA CATARINA
BFS Engenharia terá sede no Ágora Tech Park

O Ágora Tech Park deverá estar pronto até março de 2019.

COISAS
Florianópolis amplia cobertura para IoT

Fundação Certi entrou no The Things Network, rede LoRa focada em Internet das Coisas.

ERP
Metalúrgica Fey implementa SAP com FH

Projeto inclui também solução fiscal e AMS. Meta é que tudo funcione em 10 meses.

INDÚSTRIA 4.0
GM investe R$ 1,9 bilhão em Joinville

Montadora quadruplicou a área e investiu em mais tecnologia na linha de montagem.

SINAL DOS TEMPOS
Santa Catarina perde jornais diários impressos

Quatro dos principais jornais do estado vão deixar de circular de uma vez só.

CARREIRA
SPRO Group tem novo diretor comercial

Fábio Alexandre dos Santos atuou anteriormente na SoftwareOne.

CADEIAS
Joinville terá evento sobre Supply Chain

Encontro conta com palestras de executivos da Microsoft, Embraco, Natura e Whirlpool.