SEGURO OBRIGATÓRIO

Datum TI agiliza sistema de pagamento DPVAT

12/11/2012 12:09

Esse estrago o DPVAT não cobre, mas se machucou, pode pedir. Foto: Flickr.com/emboyd

Tamanho da fonte: -A+A

A porto-alegrense Datum TI desenvolveu uma aplicação para agilizar o pagamento de indenizações do Seguro Obrigatório de Danos Pessoas Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT).

Batizado de MBM-DPVAT, o sistema permite que qualquer usuário o acesse na web e peça sua indenização. No primeiro trimestre de 2012, já foram cerca  de 32 mil indenizações pagas.

“O sistema auxilia na solicitação de indenização por parte dos agentes captadores, parceiros da seguradora”, explica Solange Rosin, gerente de TI do DPVAT.

Ela explica que o seguro não cobre prejuízos materiais, sendo voltado às vítimas dos acidentes de trânsito, que estejam dentro ou fora do veículo acidentado.

Assim, ao sofrer um atropelamento, por exemplo, o pedestre tem o direito de solicitar a indenização.

Conforme Solange, o tempo médio para pagamento da indenização não passa de 24 dias.

A Datum é especializada em desenvolvimento de software sob demanda, alocação de profissionais de TI para projetos ou work force e soluções de negócio com suíte própria.

Com sede no Tecnopuc, a empresa atende a clientes do Brasil e América Latina, em uma carteira que inclui nomes como Terra, Sebrae, Procergs e Cotrijal, entre outros.

Veja também

GRÃOS E BITS
Cotrijal: silos na TI com Datum

A cooperativa agrícola Cotrijal, de Não-Me-Toque, a 276 quilômetros de Porto Alegre, adotou um sistema de controle de armazenagem de grãos da Datum para sanar uma brecha de gestão na produção: os silos.

Parte fundamental do negócio da entidade, os estoques não passavam pela gestão informatizada.

Datum TI contrata ex-HP

A Datum T.I., empresa desenvolvedora de software, com sede no Tecnopuc, em Porto Alegre, tem um novo diretor operacional, o ex-HP Jean Xavier.

“A empresa agrega valor a sua operação contando com um profissional do renome e da experiência do Xavier”, diz Alexandre Zanetti, diretor executivo da empresa.

SP: BO de acidente de trânsito pela internet

A Secretaria de Segurança Pública do estado de São Paulo disponibilizou na última segunda-feira, 03, o registro de acidentes de trânsito sem vítimas, pelo portal da Delegacia Eletrônica da Polícia Civil.

Com o serviço, não é mais necessário ir a uma unidade da Polícia Militar para efetuar o boletim de ocorrência.

Apps são nova causa de acidentes de trânsito

Pesquisas da Universidade do Alabama (UAB, nos Estados Unidos), aponta os aplicativos de smartphones como a nova causa de acidentes de trânsito.

Segundo a agência Reuters, mais de um terço dos estudantes que participaram do estudo afirmou usá-los ao volante. Até mesmo motoristas que já relataram acidentes anteriores envolvendo aplicativos de celulares, não conseguem resistir a usá-los enquanto dirigem.

Smartphone é pior do que celular no trânsito

O que é mais perigoso no trânsito: smartphone ou celular?

Segundo Dirceu Rodrigues Alves Jr., diretor do Departamento de Medicina Ocupacional da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), os aparelhos de última geração são a resposta.

Conforme Alves Jr., o problema dos celulares inteligentes é que, em função de terem mais recursos, eles tiram os olhos do motorista para a tela do aparelho por mais tempo que os modelos comuns.

SP tem o 6º pior trânsito até o trabalho

Segundo estudo global realizado pela IBM, São Paulo tem o sexto trajeto mais penoso entre casa e trabalho, sendo que para 61% dos entrevistados paulistas que se deslocam para o trabalho o tráfego piorou nos últimos três anos, e outros 26% consideram que piorou muito.

Empresas obrigadas a dar seguro de vida?

Está em análise pela Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 3007/11, que obriga pessoas jurídicas inscritas no CNPJ do Ministério da Fazenda a contratar seguro de vida para seus funcionários.

O projeto, de autoria do deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), prevê garantir capital segurado relativo a pelo menos 50 salários mínimos vigentes para cobertura de morte por qualquer causa.

SUPORTE SEGURO
Tivit assume suporte da Zurich Seguros

A Zurich Seguros, multinacional suíça e um dos três maiores grupos seguradores do mundo, firmou contrato de service desk e field service para seus escritórios de São Paulo e Belo Horizonte com a Tivit.

Com duração inicial de três anos, o contrato abrange suporte interno aos 800 funcionários e cinco mil corretores da seguradora no Brasil.

Icatu Seguros é novo cliente da Ilegra

A Icatu Seguros, seguradora com sede no Rio de Janeiro e carteira de 3,2 milhões de clientes, é o novo cliente da gaúcha Ilegra.

O projeto compreende a reformulação de uma aplicação destinada ao público de previdência privada da seguradora.
Nisso, a Ilegra atua desde a construção de métodos até o desenvolvimento técnico da solução, com base em metodologia ágil.

Xgen cria portal para Seguros Unimed

A Seguros Unimed contratou a Xgen para desenvolver seu Portal Saúde, página de relacionamento e serviços para empresas clientes, estipulantes e beneficiários da seguradora.

Pelo portal, o cliente pode, por exemplo, consultar relatórios de utilização, solicitar reembolsos, entre outras aplicações.

Segundo Rosângela Maria Comminato, gerente Marketing da Seguros Unimed, o portal diminuiu “consideravelmente” o volume de ocorrências via Central de Relacionamento da seguradora.

Marítima Seguros aposta tudo na SAP

A Marítima Seguros, uma das maiores companhias brasileiras do ramo de seguros, com previsão de faturamento acima de R$ 1 bilhão em 2011, colocou todas as suas fichas na SAP.

O projeto, que terá consultoria da Tivit, prevê a migração do sistema de gestão, a implementação de soluções especialistas em cobrança, pagamentos e gestão de sinistros e padronização de todos os legados em SAP.