Caminhão de papéis? Na Total Express, não mais. Foto: divulgação.

A Total Express, empresa de transporte de pequenas e médias encomendas que faz a mais de 17 mil entregas diárias e soma mais de 15 milhões já realizadas, adotou o BPO de documentos da Simpress.

O projeto já digitalizou mais de 10 milhões de comprovantes na empresa, em uma média de 50 mil itens por dia – o dobro do que ocorria antes da terceirização com a Simpress.

A solução adotada contempla não só a digitalização, mas também gerenciamento, de papéis, e inclui a integração de um scanner de alto desempenho a processos de workflow dos arquivos.

Segundo Gilberto Teixeira, gerente de TI da companhia de entregas, o projeto possibilita a captura, identificação e indexação dos documentos, de forma integrada ao ERP usado pela empresa.

A Simpress também entra com recursos de interpretação de códigos de barras, ajustes na qualidade de imagens e publicação na web, o que permite a disponibilização dos milhares de comprovantes em até 24 horas.

“O BPO auxilia na organização, otimizando o fluxo de documentos e ampliando a redundância e a alta disponibilidade que garantem a operação”, comenta Teixeira.
 
A expectativa agora, segundo o gerente de TI, é ampliar o projeto para atender a uma demanda de 100 mil comprovantes de entrega diários até o final de 2012.

TI DE CASA
Na Total, a TI interna também ganha muita atenção – tanta que o grupo até criou uma empresa para desenvolver os sistemas usados em suas operações, a Ynpar Tecnologia.

Disto já resultaram sitemas de ICS (Integrated Courier System), para gestão das entregas, WMS (Warehouse Management System), de gestão de estoque, e RMS (Rental Management System), para gerir o estoque de clientes com operação de locação

Para tudo, a aposta é o open source: a companhia utiliza MySQL no gerenciamento de banco de dados, linguagem PHP para programação e Linux na base operacional.

NO MAIS...
Fundada em 1993, a Total Express conta com uma estrutura de 16.000 m2 de área para operações de armazenagem, manuseio e roteirização, atendendo a aproximadamente 800 cidades por meio de filiais e agentes credenciados.

Por dia, mais de 1 mil pessoas trabalham envolvidas no processo de entregas da companhia, que também tem aposta forte em seu site, onde recebe cerca de 1 mil visitas diárias, segundo Teixeira.

SIMPRESS
Já a Simpress possui mais de 1,7 mil funcionários, com sede em Curitiba e filiais diretas no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Salvador, além de cerca de 140 revendas.

No ano passado, a empresa paranaense faturou R$ 383 milhões, aumento de 16% sobre 2010.