Escritório do Google Brasil. Foto: flickr.com/garotasemfio

O Google lançou na quarta-feira, 11, uma página especial com tendências de busca para a Copa do Mundo da Fifa. No site, são mostradas estatísticas e curiosidades sobre jogadores e equipes, a partir dos resultados no buscador da empresa, para cada uma das partidas previstas para a Copa.

As informações são divididas em algumas categorias principais. Em “sentimento”, é possível verificar o grau a emoção dos torcedores quanto ao desempenho das seleções nas partidas da competição, a partir das buscas e das conversas públicas na rede social Google+.

A aba “foco no mundo” mostra qual seleção está tendo destaque nas pesquisas globais.

Em “perguntas frequentes”, os usuários podem ler as principais dúvidas pesquisadas sobre cada time. Na seção “pessoas de interesse”, é mostrado uma lista dos principais atletas pesquisados em cada um dos países participantes do evento.

Por último, na aba “em ascensão”, é possível acompanhar quais jogadores estão registrando um maior aumento na busca por seus nomes.

Por enquanto, a página inicial do site registra mais de 121,1 milhões de pesquisas relacionadas a Copa.

Entre as curiosidades já listadas, estão o fato do craque Steven Gerrard ter superado as buscas na Inglaterra pela Rainha Elizabeth II em dois momentos; e de cangurus terem mais buscas na Austrália do que a própria seleção do país.

Outros grandes sites de redes sociais também lançaram suas páginas especiais para a Copa. O Facebook criou o Trending World Cup, espaço que reúne posts e atualizações sobre o evento, resultados e destaques das últimas partidas, com base nas informações da rede.

Já o Twitter criou uma página especial para a hashtag #Brasil2014, exibindo todo o histórico ligado à Copa. O site oferece a leitura de tuítes das pessoas, bem como times, jogadores, técnicos, imprensa e celebridade.

Além disso, quem abrir uma conta no serviço a partir de hoje, poderá escolher a seleção pela qual irá torcer e selecionar uma imagem de perfil e para a capa inspirada no time — as mesmas modificações podem ser feitas por quem já é usuário do microblog, basta acessar este link.

A página com o histórico dos jogos também exibirá detalhes sobre as partidas realizadas no dia em tempo real, permitindo também a visualização de fotos e vídeos relacionados.

As marcações nos tuítes também irão ganhar as chamadas "hashflags", onde o usuário cria uma hashtag seguida com três letras da abreviação de cada país e a bandeira local será exibida na postagem — por exemplo, usar #BRA em um tuíte trará a imagem da bandeira do Brasil.