Não esqueça de lavar bem as mãos. Foto: Pexels.
É a hora de TI agir. Os CIOs devem se concentrar em três ações de curto prazo para ajudar as suas organizações a atravessarem melhor a crise gerada pelo coronavírus, aponta o Gartner.
Para os analistas da consultoria, o vírus tem um o potencial de impactar a continuidade das operações de uma organização tanto ou mais do que que uma invasão cibernética ou um desastre natural
“Quando os canais e operações tradicionais são impactados pelo surto, o valor dos canais, produtos e operações digitais se torna imediatamente óbvio. É um alerta para as organizações que se concentram nas necessidades operacionais diárias à custa de investir em negócios digitais e resiliência em longo prazo”, afirma Sandy Shen, diretora sênior de pesquisa do Gartner.
As dicas do Gartner são:
1. Adote ferramentas de colaboração digital com controles de segurança e suporte de rede - Várias medidas de quarentena e restrições de viagens adotadas por organizações, cidades e países têm causado incertezas e interrupções à medida em que as operações de negócios são suspensas ou executadas em capacidade limitada.
Nas organizações em que os recursos de trabalho remoto ainda não foram estabelecidos, os CIOs precisam trabalhar com soluções provisórias a curto prazo, incluindo a identificação de requisitos de casos de uso, como mensagens instantâneas para comunicação geral, soluções de compartilhamento de arquivos e reuniões, além de acesso a aplicações corporativas, como planejamento de recursos empresariais (ERP, do inglês Enterprise Resource Planning) e gestão de relacionamento com clientes (CRM, do inglês Customer Relationship Management), enquanto revisam todas as disposições de segurança para garantir acesso seguro aos aplicativos e dados.