Disbal agiliza vendas com Máxima. Foto: divulgação.

A Disbal, distribuidora caxiense de produtos alimentícios, adotou a solução Pedido de Vendas, da Máxima Sistemas, para agilizar o envio de pedidos e fechamento de negócios em sua força de vendas.

Com a adoção, o sistema passou a ser utilizado pelos 125 colaboradores que compõem a equipe de vendas da empresa, atendendo ao catálogo de cerca de 3 mil itens e uma base de mais de 9 mil clientes que a Disbal possui.

Segundo destaca a companhia gaúcha, no antigo cenário, os vendedores usavam palmtops, enquanto outra parte deles utilizavam notebooks, porém sem uma aplicação desenhada para atender a demanda de mobilidade e facilitar a efetivação das vendas.

Para Jean Balestrin, diretor executivo da Disbal, a distribuidora buscou com a solução um aumento da praticidade, produtividade e desempenho, tanto por parte da empresa quantos dos usuários. 

De acordo com o diretor, a aplicação permite acesso às informações sobre o histórico de compras, de pagamentos, do crédito disponibilizado e das últimas transações realizadas.

“Por termos uma política de vendas bem abrangente é imprescindível que a ferramenta nos acompanhe neste cotidiano dinâmico. A tela do Pedido de Vendas possibilita estabilidade no discurso e inteligência ao vendedor, tornando as negociações mais ágeis e confiáveis”, ressalta Balestrin.

O sistema também foi integrado com o software de gestão empresarial WinThor, da PC Sistemas, empresa parceira da Máxima. A integração permitiu a atualização rápida das informações do ERP com a plataforma de vendas móvel.

“Trabalhamos com vendas complexas, com números que demandam um gerenciamento preciso e um front end que esteja em conformidade com as demais áreas da empresa. Por isso é importante a sincronia de dados entre ERP e o Força de Vendas”, explica Balestrin.

Em 2013, a Máxima teve uma receita de R$ 7,1 milhões, um crescimento de 10% no seu market share, representando 42% da base de usuários do ERP da PC Sistemas no país. O plano até 2015 é dobrar este faturamento, chegando a mais a 60% da base da PC Sistemas no país.

Segundo dados divulgados no primeiro semestre de 2014, os principais mercados da Máxima no Brasil estão ligados à penetração da PC Sistemas. O mercado mais forte é o do Nordeste, com 234 clientes, cobrindo 55% da base PC na região.

O Sudeste vem em seguida, com 165 clientes. Depois disso, as regiões Norte e Centro-Oeste, com uma carteira de 105 clientes cada. O Sul representa a menor fatia deste bolo, com 63 empresas. No entanto, o percentual entre os usuário do WinThor é a maior, com 70%.