Algumas câmeras podem realizar movimentos de pan, tilt e têm zoom de até 18x com foco automático. Foto: flickr.com/photos/51378359@N02

O Aeroporto Internacional de Viracopos, localizado em Campinas (SP), adquiriu 1.004 novas câmeras HD da Axis Communications. Atualmente, são realizados testes para implementação e a previsão do funcionamento delas está para maio.

As câmeras HD permitem que a segurança do aeroporto realize a identificação de suspeitos antes mesmo do embarque, pois as imagens captadas são cruzadas com banco de dados da Polícia Federal.

Além disso, das 1.004 câmeras, 709 são resistentes a atos de vandalismo e poeira, suportando golpes de até 1 tonelada. Alguns modelos são dotados de uma tecnologia chamada Lightfinder, que permite captar imagens em cores mesmo no escuro.  

O conjunto contempla ainda equipamentos que possuem a tecnologia Wide Dynamic Range (WDR) com Captura Dinâmica, que faz uma compensação imediata da luz em cenários de alto contraste.

Outras são capazes ainda de fazer movimentos de pan, tilt e zoom de 18 x com foco automático, garantindo qualidade de imagem mesmo em condições de pouca luz.

Com capacidade para 22 milhões de passageiros/ano, o aeroporto de Viracopos recebeu mais de 9 milhões de passageiros só em 2013, sendo também o maior centro de cargas aéreas.

A suéca Axis é especializada em oferecer soluções em vídeo vigilância baseadas em uma plataforma de tecnologia aberta e conta com mais de 1500 funcionário e 40 escritórios espalhados pelo mundo.