96% dos varejistas estão prontos para fazer as mudanças necessárias para a IoT. Foto: Scott Bedford/Shutterstock.com

A Zebra Technologies realizou um estudo que afirma que quase todos os varejistas estão prontos para fazer as alterações necessárias para a adoção da Internet das Coisas (IoT). A pesquisa foi realizada em outubro de 2014 pela Forrester Consulting. 

O estudo mostra que, para a maioria dos varejistas, a IoT será a iniciativa tecnológica mais importante da década. 

Na pesquisa, quase 96% dos líderes do setor varejista afirmam estar prontos para fazer as mudanças necessárias para adotar a IoT. 

Enquanto isso, 67% dos entrevistados já implantaram a IoT, e outros 26% planejam utilizar a tecnologia ao longo do próximo ano.

Mais da metade dos varejistas participantes da pesquisa esperam que a IoT ofereça dados operacionais e práticos sobre a localização e a condição dos objetos rastreados, ajudando a aprimorar processos e otimizar os custos da cadeia de fornecimento.

Os líderes varejistas citaram sistemas de localização em tempo real (RTLS, em inglês), computação móvel e códigos de barras como as tecnologias mais importantes para a implantação da IoT.

Análise de dados, soluções de segurança e dispositivos com sensores foram mais citados como soluções necessárias para a adoção IoT.

Para 56% dos entrevistados, o desafio de integração é a principal barreira para a implantação da IoT, enquanto 47% disseram que segurança e privacidade são suas principais preocupações.

“Com a Internet das Coisas, os varejistas poderão contar com as informações e os conhecimentos necessários para tomar decisões de negócios estratégicas e fundamentadas, aumentando a fidelidade dos clientes, aprimorando a eficácia e criando experiências ainda melhores para seus consumidores”, afirma Nick D'Alessio, líder global de Práticas de Varejo da Zebra Technologies.