IMPLANTAÇÃO

TJ-MS adota tecnologia Riverbed

12/01/2015 12:55

Organização istalou 65 equipamentos da linha SteelHead de appliances.

TJ-MS vai de Riverbed. Foto: divulgação

Tamanho da fonte: -A+A

O Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul investiu na adoção de tecnologias da Riverbed para automatizar e acelerar a comunicação com suas unidades judiciais espalhadas pelo estado.

A organização implantou 65 equipamentos da linha SteelHead de appliances, instalando um em cada site do tribunal. Com isso, o TJ conseguiu proporcionar boa performance no uso do Sistema de Automação Judiciária (SAJ) e outras aplicações críticas. A implantação ficou por conta da Servix.

O Steelhead também proporcionou recursos para virtualização de servidores, contando com um VMWARE ESXi nos appliances, o que permitiu à equipe de TI remodelar a infraestrutura local das unidades judiciais, virtualizando todos os serviços locais, deixando-as mais simples e eficientes.

Segundo o TJ, o sistema teve uma otimização de tráfego de dados comprovada do sistema judiciário em 45% e de 80% do tráfego de internet (HTTP). O início do projeto foi em 2012, com 15 unidades recebendo a solução. Em 2014, o projeto foi concluído.

De acordo com o tribunal, a tecnologia trouxe a segurança necessária para a implantação do processo digital e outros serviços em ambiente digital. A rede de comunicação passou a ser redundante com o uso de virtualização.

Um desses recursos foi a criação de mídia servers nas unidades, possibilitando o recurso de gravação de audiências, sistemas de e-learning da Escola Judicial, rádio institucional e notícias em vídeos.

A implantação também contribuiu para centralização dos servidores de aplicações, banco de dados e backup que ainda estavam distribuídos em muitos sites, devido a má performance dos links de comunicação. 

Essa nova estrutura de TI gerou uma sensível redução de custos para o TJ (MS) pela eliminação do serviço de manutenção. Antes o tribunal contava com 220 equipamentos - de 3 a 4 por unidade judicial.

De acordo com Luis Otávio Lima Júlio, analista de TI do TJ (MS), a necessidade de garantir a continuidade e confiabilidade de operação da rede ganhou ênfase no período de migração do processo físico (em papel) para a adoção do processo digital. 

“A área de TI tinha ciência que seria preciso melhorar a infraestrutura e o grau de confiabilidade no sistema de comunicação com as unidades judiciais para o sistema digital ter sucesso”, declara.

De acordo com João Paulo de Albuquerque Melo, gerente geral da Riverbed no Brasil, este projeto no TJMS é um grande para crescer no segmento público e judiciário.

"No Tribunal, a linha SteelHead proporcionou alto desempenho e promoveu a racionalização da infraestrutura de filiais, conseguindo melhorar a experiência do usuário final”, comemora o executivo.

No mundo todo, a Riverbed conta com 2,2 mil parceiros entre revendas, distribuidores, provedores de serviços e integradores. No Brasil, a empresa conta com 109 canais espalhados por 14 estados. Em dezembro, a companhia foi comprada pelo fundo de investimentos Elliot, por US$ 3,6 bilhões.

Veja também

PROMOÇÃO
Riverbed: SteelStore de graça para AWS

A oferta é valida para clientes que se inscreverem até quinta-feira, 9.

DISTRIBUIÇÃO
Nutanix fecha com CNT/Arrow e Network1

Empresa montou operação nacional em janeiro.

DISTRIBUIÇÃO
ScanSource: revenda, mas com valor

Pplano é ir além das vendas e ser uma distribuidora de soluções com valor agregado.

PERFORMANCE
Cortel turbina rede com Riverbed

Empresa migrou servidores e aplicações de 13 unidades para a plataforma da multinacional.

MOBILIDADE
MDM Solutions é certificada em AirWatch

A MDM já tinha parceria há cerca de dois anos com a VMware, que comprou a AirWatch.

REDES
Riverbed vendida por US$ 3,6 bilhões

Fundo que tinha 10% da Riverbed investiu para que a gestão da empresa vendesse o negócio.

CONTRATAÇÃO
Service IT: ex-Stefanini é novo gerente de RH

Cleverton Alves já teve passagens por YKP, MetLife, Amadeus IT Group e T-Systems.

TESOURO
Alagoas: Service para gestão de patrimônio

A Service IT fez uma plataforma de gestão para controle do patrimônio mobiliário e imobiliário.