James Rocha, CIO da Herval.

O Grupo Herval acaba de receber a certificação Centro de Expertise SAP para o para seu Centro de Competência SAP que está conduzindo no momento um dos maiores projetos de implementação do sistema de gestão da multinacional alemã em curso no Brasil. 

A empresa, sediada na cidade de Dois Irmãos, a 52 quilômetros de Porto Alegre, é a primeira do Rio Grande do Sul a receber o título que, até hoje, só foi concedido a 23 empresas da América Latina. 

Com um resultado de 190 sobre 200 pontos totais, a Herval está entre as 33 empresas com maior pontuação do mundo.

A certificação foi construída a partir do go live, que unificou os processos da estrutura administrativa e de recursos humanos para todo o grupo, que conta com mais de 7 mil colaboradores, 12 indústrias e mais de 200 lojas espalhadas por todo o Brasil.

“Devido à certificação, aproximamos ainda mais nosso relacionamento com a SAP, obtendo benefícios que viabilizaram a melhoria contínua deste centro de competência e maior interação nos desenvolvimentos de novos produtos”, explica  o CIO do Grupo Herval, James Rocha.

O Centro de Competência SAP é uma área corporativa que envolve consultoria, profissionais de TI e de Negócio, trabalhando juntos no suporte técnico e operacional dos sistemas SAP, na gestão da informação e no desenvolvimento de projetos estratégicos para a companhia. 

Para certificar a Herval, a SAP mediu os processos de gestão da informação, licenciamento, contratos e processos de suporte ao SAP, tais como gestão de incidentes e mudanças.

“Estamos muito satisfeitos com esse reconhecimento, isso é resultado de nossa preparação organizacional, qualificação de nossas equipes e nível de maturidade dos processos internos de TI”, avalia Rocha.. 

O Grupo Herval começou em março a segunda onda do projeto de implementação do sistema de gestão da SAP na companhia, contemplando agora todos os processos produtivos das indústrias do grupo.

Batizada de Conexão Herval, a iniciativa começou em janeiro de 2014.  A empresa está sendo apoiado pelas parceiras SAP gaúchas Grupo Meta e ITS Group.

Também participam do projeto a First Decision, consultoria responsável pelo saneamento e migração de dados e a GMC que atua na frente de gestão de mudanças, comunicação e impactos organizacionais.

A meta final é integrar as 12 empresas e mais de 20 linhas de negócio da companhia sediada em Dois Irmãos, distante 52 quilômetros de Porto Alegre e dono de um faturamento anual na casa dos R$ 2 bilhões. A próxima onda prevista é a implantação nas lojas de varejo..