A Endeeper está instalada no Centro de Empreendimentos em Informática da UFRGS (CEI). Foto: Divulgação.

A Endeeper, provedora de software e serviços para gestão de conhecimento e integração de dados geológicos, assinou um acordo comercial de longo prazo com a Energy Quest, da Malásia. A empresa passa a ser representante exclusiva da Endeeper no sudeste da Ásia. 

Os softwares para geologia como Strataledge, Petroledge e RockViewer agora podem ser oferecidos em conjunto com os serviços de exploração e produção (E&P) prestados pela Energy Quest. 

Com isso, os clientes da Endeeper e da Energy Quest têm acesso a soluções para a gestão completa de conhecimento em geologia, que incluem licenciamento de software, desenvolvimento de sistemas, gerenciamento de dados, treinamentos e serviços de consultoria.

"Esta é uma parceria forte que compreende um mercado de mais de dez países. A Endeeper é reconhecida por oferecer excelentes sistemas e serviços de desenvolvimento de software para o setor de petróleo e gás. A Energy Quest é uma parceira estratégica, pois é líder no seu segmento e conhece muito bem o mercado na região em que atua", explica  Eduardo Castro, desenvolvedor de negócios da Endeeper.

Fundada em 2004, a Energy Quest tem entre suas clientes algumas das principais operadoras, como Petronas, Talisman, ExxonMobil, Murphy Oil, Genting Oil & Gas e ONGC.

O portfólio da Endeeper é composto por uma gama de soluções que combinam geologia, ciência da computação e gestão do conhecimento. O portfólio inclui software para petrografia, sedimentologia, estratigrafia, software para caracterização de reservatórios, projetos customizados e treinamentos.

A Endeeper está instalada no Centro de Empreendimentos em Informática da UFRGS (CEI). Fundada em 2001, a empresa tem na lista de clientes gigantes do petróleo como ExxonMobil, Chevron, Shell e BP, além de instituições de ensino como PUC-RS, UFRGS, UnB e University of the Phillippines.

O CEI tem uma incubadora de empreendimentos e projetos na área de tecnologia da informação e comunicação fundada em 1996. Desde sua criação, a iniciativa já incubou mais de 40 novas empresas de TI.