Porto Alegre, juntamente com outras 19 cidades, foi aceita como membro permanente da WeGo. Foto: POADigital.

Porto Alegre, juntamente com outras 19 cidades, foi aceita como membro permanente da Organização Mundial de Governo Eletrônico para Cidades e Governos Locais (WeGo). O anúncio foi feito na semana passada, durante a Assembleia Geral da WeGo, que ocorreu em Chengdu, China.

O WeGo é um órgão de cooperação internacional para cidades que buscam o desenvolvimento sustentável com base em governo eletrônico.

A missão da organização é descobrir boas práticas de governo eletrônico e compartilhá-las ao redor do globo. A organização tem uma variedade de programas, atividades e eventos para apoiar seus membros no processo de aprendizagem e compartilhar conhecimentos.

Com 95 membros em todo o mundo, o WeGo tem parcerias com organizações internacionais como o Banco Mundial e a ONU.

Até agora, a América Latina contava com Buenos Aires, Caracas, Cidade do México e São Paulo como representantes. Das novas 19 cidades incluídas na semana passada, apenas Porto Alegre é das Américas.

A Ásia contava com 27 representantes antes da atualização das cidades. A Europa tinha 18, e não recebeu nenhuma adição com o último anúncio.

Algumas das cidades que já estavam na organização são Barcelona, Berlin, Frankfurt, Lisboa, Abu Dhabi e Nairobi.

Entre as novas adições estão duas cidade do Vietnã, seis do Sudão, três da Indonésia, três do Nepal, uma do Iraque, uma da Coreia, uma de Bangladesh e uma das Filipinas.

Enquanto o Brasil é o 79º país na lista do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), a Coreia do Sul está na 15ª posição do ranking. Sendo assim, das 19 cidades novas, a da Coreia deve ser a única mais desenvolvida do que a capital gaúcha.

Os outros países com novos representantes estão longe de ser destaques no IDH. A Indonésia está no 108º lugar, as Filipinas estão no 117º, o Iraque está no 120º, o Vietnã ocupa a 121ª posição, Bangladesh está na 142ª, o Nepal está no 145º lugar, o Sudão ocupa a 166ª posição. 

Mesmo com essas diferenças, o coordenador do POAdigital, Thiago Ribeiro, que esteve na Assembleia, destacou a importância de participar da rede de cidades. 

“A pauta proposta pela WeGo é muito atual. Sem dúvida poderemos contribuir muito com a organização e também aprender com as experiência de outras cidades. Isso é muito produtivo para todos”, ressaltou.