Ônibus em São Paulo. Foto: divulgação.

A Autopass, empresa responsável pela operação dos cartões usados no transporte público da grande São Paulo, adotou a plataforma de chatbot da Neobpo, companhia de terceirização de processos de negócios (BPO, na sigla em inglês), oriunda da Tivit.

O cliente opera uma base de 9 milhões de cartões emitidos e com mais de 3 milhões de transações por dia. 

O volume de atendimentos por voz, URA, e-mail e chat em sua central de relacionamento chega a 200 mil por mês, grande parte dele composta por consultas e informações, como, por exemplo, saldo do bilhete, segunda via, solicitações e cancelamentos.

Após três meses de operação, a assistente virtual Victoria, ou Vic como é chamada, já possibilitou reduzir tempo médio de espera para cerca de 10 segundos (a Neobpo não falou qual era a cifra anterior).

Atualmente, 13% do volume mensal de contatos de todo contact center já migrou para a VIC e o índice de retenção é de 97%.

A Neobpo foi criada em 2017 a partir do spin off dos negócios de BPO da Tivit. Está presente no Brasil, com 11 unidades em São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Pernambuco.