Jacareí fica a 82km da capital paulista. Foto: Prefeitura de Jacareí.

Tamanho da fonte: -A+A

A Spread venceu a licitação feita pelo município de Jacareí e assinou com a prefeitura um contrato de prestação de serviço e venda de licenças da solução Google Apps. A empresa fará a migração dos dados, a integração da solução, a capacitação e a instalação de 600 licenças do sistema de comunicação e colaboração.

A maioria dos funcionários de Jacareí não utiliza o correio eletrônico institucional da prefeitura para envio de documentos porque a solução atual não suporta. Há muitos usuários que tiveram apenas dois acessos por mês na sua conta jurídica. 

Idnei Aquilino Dias, diretor de tecnologia da Prefeitura de Jacareí, explica que os funcionários recorrem a e-mails gratuitos como Gmail, Yahoo ou Hotmail.

"Utilizamos uma versão muito antiga conhecida como BRMA, que nem existe mais no mercado, totalmente defasada", conta. 

A expectativa é criar condições para que os 600 usuários voltem a utilizar o domínio oficial jacarei.com.br em suas contas eletrônicas para realizar a comunicação.

Muitos documentos precisam ser enviados pessoalmente porque não há garantia de entrega eletrônica. 

"A migração vai nos dar a oportunidade de usar o e-mail de forma eficiente, sem travar a rede, sem demora e com a possibilidade de anexar os documentos oficiais da prefeitura", explica Dias. 

Cada conta do Google tem capacidade de 30gb de armazenamento. As atuais contas eletrônicas da prefeitura não chegam nem a 500mb.

Com o Google Apps, todo registro da agenda é integrado entre os usuários de acordo com as necessidades de cada órgão e ainda disponibilizado nos dispositivos móveis. São 40 telefones móveis que serão integrados na solução.

A rede da Prefeitura conta com 1,3 mil computadores, mas nem todos são usuários do correio eletrônico. 

Jacareí fica a 82km da capital paulista e tem população de cerca de 220 mil habitantes.

A Spread é uma empresa com 30 anos de atuação no mercado brasileiro de TIC. Com 2,7 mil colaboradores, a empresa está presente com filiais em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte.