Cesar Braga. Foto: arquivo.

A Gestum Tecnologia Educacional, com sede em Pelotas e filial em São Paulo, comprou a paulista Taex, especializada em soluções de e-learning.

“Com este movimento a Gestum terá uma maior presença em São Paulo a partir da célula de desenvolvimento da Taex, aumentando nossa capacidade produtiva em mais de 20 talentos”, afirma o CEO da empresa gaúcha, Cesar Braga, em mensagem divulgada via Linkedin.

O executivo também divulga que, além da compra da Taex, a Gestum mantém negociações para concretizar mais uma ou duas aquisições ou fusões até o final deste ano.

 “Estamos muito atentos ao mercado e interessados em empresas que tenham sinergia com nossa operação e que compartilhem da visão de criar a maior plataforma de tecnologia educacional do país”, ressalta o CEO.

OFERTA INCREMENTADA

Com a compra de agora, os gestores da Taex, Vinicius Arakaki e Fernando Couto, permanecem como sócios.

A negociação incorpora ao portfólio da Gestum o software de autoria Taex Authorship, que vai incorporar recursos do Auctor Gestum, solução também de autoria que permite a padronização de conteúdos de cursos desenvolvidos internamente em empresas e manipulação de informativos, como apresentações, lançamento de produtos, ajustes de normas e procedimentos, entre outros.

O Auctor Gestum, que possibilita a inserção nos conteúdos de objetos como ilustrações, vídeos e animações, é compatível com o padrão Scorm (do inglês Sharable Content Object Reference Model), que normatiza comunicações cliente/host, entre outras normas da área de e-learning.
 
ALIADOS FORTES
Nem só de aquisições se alimenta a estratégia da Gestum: parcerias também estão no foco, como a fechada em outubro do ano passado com o Grupo RBS para lançamento de um portal de e-learning dentro do ClicRBS.

Batizado de EADbr, o site entrou no ar com 460 cursos nas áreas de educação, gestão, idiomas, informática, jurídico, negócios, além de preparatórios para concursos públicos.

Um acordo com potencial para alavancar os negócios da Gestum: lançado em 2000, o ClicRBS tem mais de 10 milhões de usuários únicos e recebe mais de 37 milhões de visitas ao mês.

Antes da aliança com o grupo de mídia gaúcho, a Gestum já havia firmado, ainda em 2010, um acordo com o Movimento Brasil Competitivo (MBC) para levar a Stope, sua solução de e-learning para pequenas empresas, para todos os estados brasileiros.

Movimentos para fomentar a carteira da empresa pelotense, que já conta com clientes como Petrobras, Wal Mart, O Boticário, Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Gerdau.

A PASSOS LARGOS
O mercado de e-learning movimentou investimentos de R$ 1,1 bilhão no país em 2010, segundo o Anuário E-learning Brasil, e a previsão é que o valor cresça a uma taxa anual de 30%, somando R$ 3,2 bilhões de reais em 2014.
 
Já o relatório “The Worldwide Market for Self-paced eLearning Products and Services: 2010-2015 Forecast and Analysis, Ambient Insight, LLC” indica que o mercado mundial do segmento faturou US$ 32,1 bilhões em 2010, devendo crescer a taxa média de 9,2% ao ano para uma receita de US$ 49,9 bilhões em 2015.