Mauricio Macedo. Foto: divulgação.

O Centro de Eventos da Fiergs investiu cerca de R$ 1 milhão na renovação de sua infraestrutura de rede e conectividade, adotando tecnologias da Furukawa para repor sua estrutura cabeada.

Com a nova estrutura, o centro agora é coberto pela tecnologia de fibra óptica Laserway, com pontos de acesso espalhados pelos 36 mil metros quadrados do prédio. Atualmente, o novo ambiente tecnológico do Centro de Eventos FIERGS atende a 12 mil usuários simultaneamente. O projeto foi realizado pela Pilatel, em parceria com a Delta Cable IT.

Na sala técnica há um equipamento que gerencia toda a rede, não sendo necessária a configuração de portas de forma descentralizada. O sistema ainda permite a expansão da rede, sem a necessidade do lançamento de novas fibras.

Para complementar a oferta de rede, a empresa ampliou o seu link de internet, contratando junto à porto-alegrense Computech, recentemente comprada pela Giga, com 10 Mbps entregues.

Segundo a entidade, o plano é entregar links diretamente aos estandes durante os eventos realizados no local, com roteadores estratégicos, da marca Ruckus, oferecendo conexão via wi-fi como apoio.

"Como é um espaço muito grande, o sinal de wi-fi pode oscilar, portanto decidimos por ampliar nossa cobertura cabeada com fibra para atender à demanda nos eventos", afirmou Maurício Macedo, gerente do centro de eventos.

Conforme explicou o gerente, o local ainda operava com a estrutura de rede que possuía desde o início dos anos 2000 quando foi inaugurado, e passou a ter dificuldades em suprir as necessidades de rede para muitos eventos.

"Sediamos muitos eventos relacionados a tecnologia ou de segmentos que necessitam vídeoconferências e outras atividades que demandam banda de internet. De uns cinco anos para cá, ficamos bastante defasados na oferta de conectividade. Agora já podemos implementar um sistema broadcast de alta definição para a transmissão online de nossas feiras e congressos", declarou Macedo.

Antes da nova estrutura de internet, os contratantes de eventos na Fiergs acabavam usando provedores terceirizados para contar com links dedicados. Segundo Macedo, agora esta oferta pode ser feita pelo próprio centro de eventos.

"Mais do que uma oferta que podemos fazer, é algo que complementa nosso pacote de serviços para quem pretende fazer sua conferência ou evento aqui", afirma o gerente.

Durante o processo de modernização, o Centro de Eventos FIERGS decidiu participar do Programa Green IT da Furukawa, doando cerca de 247 mil kg de antigos cabos e conectores que passam a ter suas matérias primas utilizadas por outras indústrias, como as de plástico e cobre, por exemplo.

“Cuidar do meio ambiente por meio de iniciativas sustentáveis só traz benefícios para nós e a sociedade. Alinhar isso a melhorias tecnológicas é uma grande satisfação”, finaliza Macedo.